Situada ao norte e distante cerca de 3 horas da capital Lisboa, a cidade de Porto surpreende pela beleza e diversidade de atrativos.
Acredite, além de assistir ao sol se pôr às margens do rio Douro, na segunda maior cidade de Portugal, que a cada ano ganha mais e mais a preferência dos turistas estrangeiros, você encontra uma infinidade de passeios. Difícil mesmo será escolher os melhores.
Por esse motivo, deixo nesse guia todos os detalhes para você planejar uma incrível viagem a Porto: quando ir, como chegar, onde se hospedar, como se locomover, o que fazer, onde comer e muito mais. Continue lendo!
Resumo do Post:
ToggleCOMO CHEGAR EM PORTO
Para chegar à cidade do Porto, brasileiros contam com voos diretos da TAP saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. As demais companhias aéreas têm voos para o Porto com conexões em outras cidades da Europa, como Lisboa e Madri.
Um dos principais destinos turísticos europeus, Porto também está bem conectado com outras cidades do continente e se você já estiver na Europa ou planejando uma viagem por vários países do continente, pode economizar com os voos operados por companhias low cost, como a Easyjet e a Ryanair.
De avião
Para os brasileiros, a única opção viável para ir a Porto é de avião. Há voos diretos saindo de diversas cidades brasileiras, como: São Paulo, Campinas, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, todos operados pela companhia aérea portuguesa TAP ou pela Azul.
Ao pesquisar passagem aérea para Porto é possível encontrar voos com descontos fazendo escala em outras cidades da Europa, como Madrid e Amsterdam.
De trem
Chegar ao Porto de trem pode ser uma excelente alternativa para quem já se encontra em Portugal ou países vizinhos. A viagem de Lisboa até o Porto, por exemplo, leva 2:50 h e custa em média 14 euros.
De ônibus
São várias as empresas de ônibus que ligam Lisboa e outros destinos portugueses e europeus à cidade do Porto. Em Portugal, duas das mais famosas delas são a Rede Expressos e a Renex, com viagens diárias e partidas em diversos horários.
As passagens custam a partir de 7 euros o trecho. A Flixbus também faz o mesmo trajeto com preço semelhante. O deslocamento de ônibus entre Lisboa e o Porto leva pouco mais de três horas.
SLDICAS
Para você ver todas as opções de transporte de uma cidade a outra e escolher a que oferece melhores condições e custo-benefício, vale a pena usar o Pesquisador de Trajetos da Omio.
Além de trajetos rodoviários, na Omio você também pode pesquisar opções de avião, trem e ônibus, para comprar a que for melhor e mais barata para sua viagem.
Acredite, além de os preços serem mais em conta do que em qualquer outro lugar, o site é líder nesse serviço na Europa, mostrando apenas empresas que são de confiança e consolidadas por lá.
AQUI você se cadastra com 10 euros de desconto em passagens a partir de 44 euros no site ou aplicativo da OMIO.
De carro
A distância entre Lisboa e o Porto é de cerca de 300 quilômetros e o deslocamento é feito em aproximadamente três horas por uma das grandes autoestradas que ligam os dois destinos, a A1 e a A8.
Logo, chegar a Porto de carro é uma boa opção para quem já está em outras cidades portuguesas ou então se deseja explorar regiões inteiras como o Algarve, o Alentejo e o Vale do Douro.
Levando em conta que as estradas em Portugal são excelentes e caso a sua opção seja alugar um carro o SLVIAGENS indica a Rentcars, parceira do Blog que reúne as maiores locadoras de carro de todo o Brasil e do mundo. Você paga sem IOF e ainda parcela AQUI.
COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DE PORTO
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, atende toda a região norte de Portugal e está a cerca de 15 quilômetros do centro do Porto.
Metrô
Para sair do aeroporto e chegar ao centro da cidade, é possível pegar a linha E do metrô (cor violeta), que passa bem em frente ao desembarque do terminal e leva os passageiros até a estação Estádio do Dragão, passando pela região central do Porto.
Ônibus
As linhas de ônibus que fazem o percurso desde o aeroporto até o centro do Porto são a 601 (Aeroporto – Cordoaria), 602 (Aeroporto – Cordoaria via Padrão Moreira), 604 (Aeroporto – Hospital São João) e a 3M (Aeroporto – Avenida Aliados). O tempo de deslocamento é de uma hora, aproximadamente e os horários podem ser consultados diretamente no site da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
Serviço de transfer
O transfer do aeroporto de Porto até o hotel é sem dúvida, a opção mais confortável. O motorista espera no aeroporto com uma placa com seu nome para que você não tenha que se preocupar com nada.
Para reservar seu transfer e ainda adquirir os ingressos para todos os passeios e experiências em Portugal o SLVIAGENS indica o site GetYourGuide, parceiro do Blog que reúne em um único lugar, variadas opções de atrativos em variados destinos, com excelente custo-benefício e segurança.
Quer garantir seu transfer e/ou ingresso sem filas e sem complicações?
No site GetYourGuide, você adquire ingressos para conhecer todos os passeios e experiências em Portugal e vários outros destinos. Compre AQUI com segurança e praticidade o seu ingresso. |
UBER
O aplicativo é o mesmo que você usa no Brasil. Para economizar, configure o meio de pagamento para um cartão global Wise ou Nomad.
Caso ainda não tenha um cartão Wise, AQUI você abre a conta global e adquire seu cartão com o bônus de uma transferência de até R$ 3.000,00 sem cobrança de tarifas.
Você também pode abrir, AQUI uma conta global na Nomad, parceira do SLVIAGENS, com o bônus de 2% de cashback (limitado a $ 20) após a 1ª remessa feita em até 15 dias da abertura da conta.
Na abertura da conta com a Nomad você não pode esquecer-se de informar o cupom SLVIAGENS durante o cadastro e efetuar a remessa dentro do período estipulado. O dinheiro será creditado na conta do usuário no dia útil seguinte.
A melhor época para ir ao Porto, depende do que você deseja fazer, de quantos dias passará na cidade, do seu orçamento e claro, do seu estilo de viajante.
Entretanto, vale a pena observar como é o destino em diferentes épocas do ano antes de fazer sua escolha.
Primavera e outono
São estações com clima ameno e poucas chuvas.
Os meses de maio e junho, e setembro são ideais para passeios ao ar livre
As atrações não estão tão cheias e os preços das hospedagens são mais em conta.
Verão
Os meses de julho e agosto são ideais para quem quer garantir dias de sol. É possível ir à praia, em Matosinhos.
As ruas estão mais coloridas e cheias de gente, haja vista ser alta temporada.
Inverno
É a estação mais chuvosa e as temperaturas não costumam passar dos 13 graus.
É possível desfrutar da culinária do norte de Portugal.
As atrações turísticas estão menos lotadas e os custos de hospedagem, alimentação e outras despesas tendem a ser mais baixos
Acredite, o Porto tem atrações que justificam a viagem em qualquer época do ano.
DESLOCAMENTO NO PORTO
Para se deslocar na cidade do Porto, existem diversas opções de transporte público e privado.
Entretanto, em uma viagem ao Porto e à Vila Nova de Gaia, certamente você vai querer fazer boa parte da programação a pé, porém fique atento ao fato de que no caminho para chegar a vários atrativos têm algumas ladeiras.
Mas, acredite: Explorar as ruelas das duas cidades a pé, proporciona uma experiência única, rica em detalhes até porque, as atrações estão relativamente próximas e os caminhos sempre valem a pena. Só não se esqueça de levar calçados confortáveis.
Porém, caso você não esteja disposto a explorar as cidades caminhando ou ainda que o clima não esteja favorável a longos passeios a pé não se preocupe, pois tanto Porto quanto Gaia estão bem conectadas com metrô, linhas de ônibus e bondinhos elétricos.
São opções de transporte público:
Metrô: Seis linhas que cobrem grande parte da cidade e áreas metropolitanas.
STCP (ônibus): Ampla rede de linhas diurnas e noturnas.
Funicular dos Guindais: Conecta a Ribeira ao centro histórico.
Andante (cartão recarregável): Permite acesso a metrô, ônibus e alguns trens.
Opções de transporte privado:
Táxis: Amplamente disponíveis e uma alternativa para viagens noturnas ou para áreas com menos opções de transporte público.
Uber/Bolt: Aplicativos de transporte por aplicativo estão disponíveis na cidade.
SLDICAS
Considere o uso do Cartão Andante para economizar no transporte público.
Use aplicativos como o Google Maps para planejar suas viagens de ônibus.
Explore a cidade a pé, especialmente as áreas históricas, calçadas e pontos turísticos, que são agradáveis para caminhadas.
Verifique os horários de funcionamento do transporte público, especialmente para viagens noturnas.
CHIP DE CELULAR EM PORTO
Use seu celular à vontade em Portugal com AmericaChip.
Poder usar seu celular na cidade de Porto ou em qualquer outro lugar do mundo além de ser ótimo, é muito útil. Conectado, você usa os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, acessa aplicativos de cupons de desconto, aluga carro, usa o GPS, pesquisa endereços e horários dos lugares, consulta a previsão do tempo, fica conectado com todo mundo através de aplicativos e, lógico, posta suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais.
Contrate AQUI o seu AmericaChip com desconto, utilizando o cupom SLDESCONTOS |
10 MOTIVOS PARA CONHECER PORTO
Porto é uma das cidades mais famosas e bonitas de Portugal. Conhecido pelos fantásticos finais de tarde e pores do sol à beira Rio Douro, o Porto é uma cidade charmosa e vibrante.
Acredite, em 2017, a cidade do Porto foi eleita pela terceira vez como o Melhor Destino Europeu pela European Best Destinations. O aroma dos vinhos, a gastronomia e a beleza das paisagens que a cidade oferece são os grandes fatores que fazem do Porto um destino de eleição.
Se ainda tem dúvidas se deve visitar essa bucólica cidade, veja aqui 10 dos principais motivos para você conhecer e se apaixonar por Porto.
1. Clima
À semelhança de quase todo o país, o Porto tem um clima bastante agradável. Os verões são quentes, as primaveras e outonos são amenos e os invernos chuvosos, mas sem grandes tempestades ou frio aterrorizador.
2. Arquitetura e História
O centro histórico do Porto, Patrimônio Mundial da UNESCO, é um espetáculo a céu aberto, com suas construções seculares, igrejas imponentes e a famosa Livraria Lello.
3. Cultura
O Porto respira cultura, com seus museus, teatros e a Casa da Música, um ícone arquitetônico.
4. Gastronomia
A culinária portuense é rica em sabores, com destaque para a francesinha, prato típico da cidade, e o peixe fresco grelhado em Matosinhos. Não se pode esquecer da experiência de degustar o Vinho do Porto em suas caves.
5. Hospitalidade
O povo português é, por natureza, bastante simpático e acolhedor. Mas costuma dizer-se que as pessoas do Porto são ainda mais calorosas. A hospitalidade nortenha é cada vez mais um símbolo da cidade do Porto e, por isso, atrai muitos turistas.
6. Atmosfera
A cidade tem uma atmosfera acolhedora e vibrante, com um povo simpático e hospitaleiro, além de uma vida noturna animada.
7. Centro histórico
O centro histórico do Porto é um Patrimônio Mundial da Unesco. É possível caminhar pelas ruas e vielas para conhecer a história e a cultura da cidade.
8. Localização privilegiada
A localização do Porto permite fácil acesso a outras cidades e regiões turísticas do norte de Portugal, como Braga, Guimarães e a região do Douro Vinhateiro.
9. Segurança e Facilidade
A cidade é considerada segura, e a locomoção é fácil, seja a pé, de transporte público ou através de passeios de barco pelo Rio Douro.
10. Paisagens
O Rio Douro, com suas pontes e a vista da Ribeira, proporciona paisagens deslumbrantes, especialmente ao pôr do sol. A Foz do Douro, com suas praias e calçadões, é um local agradável para passear e relaxar.
QUANTO TEMPO FICAR EM PORTO
A duração da estadia em Porto depende dos lugares que você deseja visitar e das experiências que pretende participar, observando que:
Com 2/3 dias é possível conhecer as principais atrações da cidade conhecer, alguns pontos turísticos da região central e algumas caves do vinho do Porto em Gaia e fazer um bate-volta de trem a Guimarães ou Braga.
Fiquei nesse encantador destino por três dias e pude explorar a maior parte dos pontos turísticos da cidade antes de seguir viagem para Lisboa.
Se quiser conhecer outras cidades de Portugal, AQUI nesse artigo, tem um resumo de 8 cidades de Portugal que não podem faltar no seu roteiro.
PASSEIOS E EXPERIÊNCIAS EM PORTO
Um dos principais motivos para explorar Porto é fato de o destino ter opções para todos os gostos e idades, reunindo inúmeros atrativos, experiências e também, uma vida noturna vibrante, com muitos bares e restaurantes.
Para fazer reservas e comprar todos os ingressos para passeios e experiências evitando filas o SLVIAGENS indica o site GetYourGuide, parceiro do Blog que reúne em um único lugar, variadas opções de atrativos em variados destinos, com excelente custo-benefício e segurança.
Quer garantir ingresso sem filas e sem complicações?
No site GetYourGuide, você adquire ingressos para conhecer todos os passeios e experiências em Portugal e vários outros destinos. Compre AQUI com segurança e praticidade o seu ingresso. |
SLDICAS
Caso você queira ver e reservar passeios e experiências que realizei com meu parceiro GetYourGuide, deixo AQUI o link da Vitrine das Minhas Experiências Favoritas para você consultar e se inspirar.
Segunda maior cidade de Portugal, Porto tem ganhado a preferência dos turistas estrangeiros, seja pelo charme do ar medieval ou pela contemporaneidade das galerias de arte, um misto de velho e novo mundo.
Entre ruas coloridas e casas azulejadas, Porto é um destino que não pode ficar fora do roteiro de quem visita Portugal. Incluir no roteiro, os melhores atrativos que a cidade oferece é garantir trazer na mala, uma farta coleção de memórias afetivas incríveis.
Para facilitar a escolha das experiências e passeios a serem realizados, separei os pontos turísticos mais emblemáticos de Porto, para que você organize seu roteiro.
22 ATRATIVOS IMPERDÍVEIS EM PORTO
1. Centro Histórico
Seja por abrigar algumas das igrejas mais bonitas do mundo, pelas ruas de paralelepípedo ou pelas belas construções barrocas e artísticas, a atmosfera do centro histórico de Porto é única.
O centro histórico é repleto de pontos importantes para a história e para a cultura de Porto e até Portugal como um todo. A elegância e o charme da cidade estão na estética tradicional e ímpar, mas também na atmosfera de segurança e pela boa receptividade dos portuenses.
2. Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade, localizada no meio da Avenida dos Aliados, construída em 1916 é o coração do Porto.
Uma das maiores e mais movimentadas, a Praça da Liberdade abrigava no seu entorno, sedes de bancos, jornais e importantes associações políticas da época. Entre as construções mais bonitas está a da Câmara Municipal e de um McDonald’s, instalado em um edifício onde antes era o Café Imperial.
3. Estação São Bento
Um dos mais lindos cartões postais da cidade, a Estação de São Bento teve sua construção concluída em 1915.
O belíssimo saguão da estação é revestido por mais de 20 mil azulejos, com pinturas que revisitam importantes passagens da história de Portugal.
Se você optar por chegar de trem em Porto, fará uma chegada em alto estilo sendo recepcionado na Estação São Bento, contemplando sua estonteante beleza!
4. Tour do Azulejo
Não há como negar que viajar para Portugal, em especial para o Porto, supõe-se um passeio pelos locais que se destacam pela bela azulejaria.
Vale destacar, que apesar de haver muitas casas e prédios revestidos de azulejos coloridos em várias partes da cidade, em alguns pontos turísticos você verá com mais facilidade e em todo o seu esplendor, como na Estação de São Bento, Igreja de São Ildefonso e a Igreja do Carmo.
Nesse sentido, se você deseja admirar a bela arte dos azulejos que decoram a cidade do Porto, apreciar os bens mais importantes do Patrimônio Mundial da Unesco, visitar igrejas, depósitos, lojas, a estação de comboios e ainda descobrir as diferentes técnicas e aplicações da arte do azulejo o SLVIAGENS indica a realização da EXCURSÃO A PÉ PELOS AZULEJOS com o parceiro GetYourGuide.
5. Capela das Almas
Localizada na Rua de Santa Catarina, uma das ruas comerciais mais movimentadas do Porto, esta charmosa capela do século XVIII pode parecer um local de culto comum à primeira vista.
Entretanto, sua fachada externa conta uma história diferente, pois é revestida por mais de 16 mil azulejos azuis com imagens de São Francisco e de Santa Catarina. Uma construção de tirar o fôlego, destacando-a de outros locais históricos da região.
Sem dúvida, a Capela das Almas é uma das joias do Porto!
6. Livraria Lello
Uma das livrarias mais famosas do mundo, a Livraria Lello está localizada em um belíssimo edifício neogótico português.
Inaugurada em 1906 a Livraria Lello está em pleno funcionamento até hoje. Contudo, a fama não é apenas em razão da sua idade, mas principalmente por ter sido utilizada como inspiração da autora J.K. Rownling quando escreveu a série Harry Potter.
J.K. Rownling viveu alguns anos no Porto e frequentava a livraria. Porém, em que pese não existir qualquer escrito sobre essa “suposta” inspiração, para quem já leu os livros ou assistiu aos filmes, afirma ser impossível negar essa influência e inspiração.
A visita é paga, sendo necessário comprar um ingresso para ter acesso ao interior da Livraria Lello, porém caso você compre algum livro depois, o valor do ingresso é descontado.
O ingresso pode ser comprado ao lado da livraria, no estabelecimento da esquina e lá também, sendo necessário você pode guardar nos armários, gratuitamente, bolsas e mochilas.
7. Cais da Ribeira
O Cais da Ribeira do Porto é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Localizado as margens do Rio Douro é um local único, meu lugar predileto em Porto.
Seus edifícios coloridos de arquitetura medieval contam a história local, quando o país ainda era uma importante nação colonizadora.
Atualmente o Cais da Ribeira do Porto é o lugar mais visitado da cidade, cercado de restaurantes, bares e cafés, perfeito para ser visitado em um final de tarde ao pôr do sol.
8. Ponte D. Luís I
A ponte D. Luis I, um dos cartões-postais mais conhecidos é também a principal ligação entre o Porto e a cidade vizinha de Vila Nova de Gaia.
Construída em metal, a ponte mede cerca de 395 metros de comprimento e 8 de largura e divide-se em dois tabuleiros que ligam ambas as partes alta e baixa da cidade.
O responsável por sua construção é Théophile Seyrig, que a construiu sob ordens do rei Luis I, que lhe dá nome. Seyrig já tinha trabalhado com Gustave Eiffel na ponte D. Maria Pia e seguiu o estilo arquitetônico do seu mestre.
Concluída em 1888, a ponte D. Luis é um dos pontos mais emblemáticos da cidade do Porto.
9. Palácio da Bolsa
Símbolo comercial da cidade de Porto, esse luxuoso edifício do século XIX que demorou aproximadamente 70 anos para ser construído, abriga também a Viniportugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país.
O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto.
Localizado na Rua de Ferreira Borges, o Palácio da Bolsa não pode ficar fora do seu roteiro em Porto.
10. Catedral da Sé do Porto
A Catedral do Porto, um dos mais antigos monumentos do país começou a ser construída na primeira metade do século XII prolongando-se até o princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos.
Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitetônico.
11.Mercado do Bolhão
O Mercado do Bolhão é um espaço centenário onde comerciantes vendem frutas, verduras, peixes, embutidos, queijos e todos os outros produtos que costumamos encontrar nos mercados públicos.
Não deixe de visitar o mercado, pois esse é um daqueles lugares perfeitos para se conhecer mais da gastronomia e também dos costumes locais.
12. Casa da Música
Se você é fã de música, vale a pena ficar ligado na programação da Casa da Música, uma das principais salas de concertos do Porto.
O espaço também oferece passeios guiados pela construção, projetada para ter uma acústica perfeita.
E como sempre pode ficar melhor, o restaurante da Casa da Música é excelente!
13. Mercado Bom Sucesso
Caso você tenha ido até a Casa da Música, não deixe de conhecer o Mercado Bom Sucesso, pois fica nessa parte mais afastada da cidade.
Por lá, além de saborear deliciosa gastronomia com preços mais acessíveis, você também encontrar alguns produtos de qualidade.
Sua inauguração foi em 1952 e após algumas reformas, nos dias de hoje é um dos mais visitados. O prédio do mercado foi reconhecido em 2011 como “Imóvel de Interesse Patrimonial e Monumento de Interesse Público”.
14. Torre dos Clérigos
Finalizada em 1763, a Torre dos Clérigos, com seus 75 metros de altura, o monumento mais alto do Porto, é mais um ponto turístico marcante da cidade, pois além da sua beleza externa, é possível encarar seus 225 degraus e comemorar com uma das mais belas vistas da cidade em 360 graus.
A Torre é patrimônio tombado pela UNESCO e integra a Igreja dos Clérigos, tornando-se um dos conjuntos mais importantes da cidade. Ela tem função religiosa, cultural e o proprietário dela é o Estado Português.
SLDICAS
Ao lado da Torre dos Clérigos, na Rua São Filipe de Nery está a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, um espaço charmoso, que chama a atenção de todos.
A melhor parte você só saberá quando provar um delicioso e crocante pastel de bacalhau e queijo da Serra da Estrela!
15. Igreja do Carmo Igreja dos Carmelitas e Casa Escondida
Os mais distraídos que passam em frente à construção podem até achar que se trata de uma coisa só, mas, na verdade são duas igrejas coladas uma à outra, com fachadas bem diferentes.
Uma das igrejas é totalmente revestida de lindos azulejos azuis e a outra tem ares mais simples.
Entre a Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas, nem todos sabem, mas existe ainda um imóvel muito estreito, com apenas um metro de largura a chamada Casa Escondida, que pode ser visitada.
Na Igreja do Carmo é possível visitar as catacumbas onde estão restos mortais de irmãos da Ordem do Carmo.
16. Igreja de São Francisco
Na Igreja de São Francisco que tem uma discreta fachada gótica “escondendo” pomposo interior você pode visitar e apreciar as três naves revestidas com talha dourada, um trabalho que dizem ter utilizado até 300 kg de folha do precioso metal.
Na visita à igreja não deixe de percorrer o subsolo, onde está o cemitério catacumbal, que reúne jazigos dos irmãos da Ordem e de nobres famílias do Porto.
17. Majestic Café
Inaugurado em 1921 o Majestic Café, localizado na movimentada Rua de Santa Catarina é uma viagem ao passado, pois mantém o ar Bélle Époque praticamente intocado até os dias atuais.
Mas não é só a beleza do lugar que faz com que, facilmente, se formem filas para entrar. O menu da casa reserva algumas delícias que vão desde refeições e salgados até deliciosos doces.
Acredite, esse emblemático ponto de encontro que reúne os pensadores da região e turistas de várias partes do mundo, foi muito frequentado por J. K. Rowling, a autora de Harry Potter na época em que morou no Porto.
18. Rua das Flores
A Rua das Flores que já foi endereço de palacetes de nobres e burgueses é hoje uma das mais tradicionais vias terrestres do Porto. Atualmente, nessa rua você encontra lojas de lembrancinhas, restaurantes, cafés e vários artistas de rua.
Passeando pela Rua das Flores, fique atento e aprecie as construções com varandas bem floridas.
19. Jardins do Palácio de Cristal
A construção do Palácio de Cristal teve início em 1861 e sua inauguração ocorreu quatro anos mais tarde pelo rei D. Luís.
A objetivo do palácio era acolher a Exposição Internacional do Porto e diversas outras manifestações culturais. Entretanto, a construção foi destruída em 1951 para que ali fosse construído um polo esportivo para um campeonato de hóquei em patins.
Na época, houve uma revolta por parte da população e até os dias atuais o local é conhecido e chamado de Jardins do Palácio de Cristal.
Ao passear pelo local você se encantará com as fontes e lago, variada flora, biblioteca, e ainda ficará impressionado com a bela vista da cidade do Porto ao fundo e o Rio Douro. Lugar perfeito para apreciar o pôr do sol.
20. Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia é um município e cidade localizado na margem sul do rio Douro, em frente à cidade do Porto, na região do Norte de Portugal. É o município mais populoso da região Norte e o terceiro mais populoso de Portugal.
A cidade é conhecida por suas caves de vinho do Porto, que atraem muitos turistas sendo o seu acesso realizado a partir do Porto pela Ponte Luís I, seja a pé, de carro, metro ou barco.
21. Rio Douro
Não é necessariamente um ponto turístico, mas é um símbolo da cidade que tem muita história. O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar.
O Rio Douro é o terceiro mais extenso da península Ibérica. A UNESCO inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, como paisagem cultural. Além de ser um rio muito importante para Portugal e Espanha, é uma marca da paisagem da cidade do Porto, na Ribeira.
22. Caves de Vinho do Porto
Permanecendo na cidade do Porto por mais de três dias, além de visitar os principais atrativos da cidade vale a pena optar pela realização de passeios e experiências diferenciadas como por exemplo, visitar as caves de Vinho do Porto., até porque, o Vinho do Porto é o mais emblemático produto da região.
Sandeman, Calém e Taylor’s são apenas algumas das caves que podem ser visitadas, porém não deixe de agendar AQUI a sua visita com antecedência, principalmente na alta temporada.
E como sempre pode ficar melhor, desejando mergulhar ainda mais na história da região e também do vinho, visite o gigantesco complexo de museus do World of Wine (WOW) e escolha um dos seus 12 bares e restaurantes para uma refeição sem pressa.
Dentre inúmeros passeios e experiências a serem realizados na cidade do Porto, vale destacar, que o GetYourGuide parceiro do SLVIAGENS certifica as empresas indicadas, inclusive com a possibilidade de cancelamento gratuito em até 24h antes do passeio, o que dá mais segurança ao viajante frente a imprevistos.
Na plataforma do parceiro GetYouGuide você ainda encontra além das opções de passeios e experiências, os ingressos para atrativos em Porto e em mais de 150 países no mundo! Consulte seu passeio AQUI.
ONDE COMER EM PORTO
Todo brasileiro que viaja para Portugal sabe que vai saborear uma boa comida.
Porém, é necessário estar alerta para alguns restaurantes que estragam a experiência gastronômica de qualquer turista, os famosos ‘pega turistas’, tão comuns no centro histórico das capitais europeias.
Para que você não caia em armadilhas gastronômicas trago como opções:
Para experimentar a Francesinha, que é um sanduíche com vários tipos de carne (presunto, salsicha, linguiça, bife), queijo derretido por cima, muito molho e geralmente acompanhado de batatas fritas, os restaurantes mais procurados pelos portuenses, são: Golfinho, Café Santiago, Afonso, Cervejaria Brasão.
Para degustar comida contemporânea: O PIP serve pratos como hambúrgueres, pizzas e saladas. O argentino Belos Aires é especializado em uma saborosa carne assada e no Il Basilico você encontra a gastronomia italiana.
Se você estiver em Vila Nova de Gaia, no complexo World of Wine (WOW) você encontra muitas opções, como: O 1828 com cardápio repleto de carnes e uma bela vista para o Porto. Os clássicos da gastronomia portuguesa você encontra no T&C e o Root&Vine é dedicado aos vegetarianos.
Caso a sua opção seja por frutos do mar: A Adega São Nicolau, e a Taberna D’Avó, são bem recomendadas.
Ah… Não deixe de fazer uma pausa nos passeios para tomar um café e se deliciar com um docinho na cafeteria mais famosa do Porto, o emblemático café Majestic Café.
ONDE SE HOSPEDAR EM PORTO
As principais cidades de Portugal contam com variadas opções de hospedagem, com hotéis de redes internacionais, hostels e opções de quartos ou apartamentos inteiros alugados pelo site Airbnb.
SLDICAS
Pesquisar bastante nos sites de reserva de hotéis e tentar decidir as hospedagens com antecedência, principalmente na alta temporada, quando as opções acabam ficando bem reduzidas, principalmente em Lisboa e Porto.
Importante destacar, que dentre as inúmeras opções de hospedagem em Portugal, o SLVIAGENS indica a Booking, parceira do Blog onde você certamente encontrará a mais perfeita para sua viagem. Faça AQUI a sua pesquisa.
Agora me conta: Preparado(a) para fazer aquela viagem para Porto? Se sim, é só escolher a época do ano de acordo com o tipo de viagem que você pretende fazer, arrumar a mala e partiu.
Planeje sua viagem a Porto com todas as informações e dicas que deixei no artigo: Tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem para Portugal e colecione as mais fantásticas memórias afetivas da sua vida!
Ah… Não deixe de conhecer Lisboa, um dos destinos mais visitados por brasileiros que vão à Europa. A capital portuguesa é repleta de atrações, história e boa gastronomia. Tenho certeza de que você irá adorar!
Quer acompanhar as minhas viagens em tempo real e saber de todas as dicas? Me segue no @sandra.lucia.viagens |

Wanderlust sempre! Estou sempre programando e pronta para uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a próxima!