O QUE FAZER NA CAPITAL DE SÃO PAULO
Se você busca sugestões do que fazer na capital de São Paulo, está no lugar certo! Neste post, preparei um guia com pontos turísticos e dicas de restaurantes, organizados por bairro e região para que você como morador da cidade ou viajante, possa conhecer na quarta maior metrópole do mundo.
De início esse guia começa com 50 atrações, porém como São Paulo a nossa “selva de pedras” que é superlativa em tudo, oferece um turbilhão de possibilidades e sempre surpreende com novidades a serem descobertas, esse guia será dinâmico, aumentando dia pós dia.
Resumo do Post:
Toggle
AVENIDA PAULISTA
Onde ir na Av. Paulista
A Avenida Paulista é um dos símbolos mais importantes da cidade de São Paulo e concentra muitas atrações interessantes sendo várias delas, gratuitas.
Seus quase 3 km de extensão abrigam diversos museus, restaurantes, consulados, sedes de bancos, empresas importantes, shoppings, escolas, igrejas e até um parque, uma mancha verde em meio à selva de pedra.


CASA DAS ROSAS
Logo no início da Av. Paulista você avista a icônica construção da década de 1930 fazendo contraponto com prédios modernos de São Paulo.
A Casa das Rosas é um verdadeiro tesouro em meio a uma das vias mais movimentadas do Brasil.
A mansão de 1935 embeleza a cidade com seu estilo clássico francês e seu jardim de roseiras, inspirado no paisagismo do Palácio de Versalhes, na França.
Atualmente, acolhe o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, um museu dedicado à cultura literária do nosso país.
Endereço: Av. Paulista, nº 52 – próximo à estação Brigadeiro do Metro
Horário: Terça-feira a domingo: Jardim: das 7 às 22 h – Museu: das 10 às 18 h
Ingresso: Gratuito


MIRANTE DO SESC
Bem ao lado da Casa das Rosas, você encontra uma das vistas mais lindas e concorridas para ver a cidade!
Estou falando do mirante localizado no 17º andar do prédio do SESC da Avenida Paulista.
O elevador dá acesso direto ao 17º andar, onde funciona também um café. Saindo do café tem um grande pátio de acesso a uma plataforma envidraçada onde está o mirante. A vista da Avenida Paulista em 180 graus é simplesmente, INCRÍVEL!
Se tiver tempo, programe-se para explorar o prédio onde ocorrem excelentes mostras, exposições, oficinas e atividades variadas para todos os públicos.
Endereço: Av. Paulista, nº 119 – próximo à estação Brigadeiro do Metro
Horário: Terça a sexta das 10 às 21:30 h, sábado, domingo e feriados das 10 às 18:30 h
Ingresso: Gratuito, sendo necessário fazer agendamento online


JAPAN HOUSE
No comecinho da Avenida Paulista está a Japan House, um centro cultural inaugurado em 2017. Apesar da pouca idade, em 2020 a galeria alcançou a marca de 2 milhões de visitantes e hoje é parada obrigatória para quem curte exposições culturais.
As exposições são temporárias e a programação pode ser conferida no portal ou Instagram da Japan House.
Depois contemplar as exposições, vale a pena dar uma paradinha no Café Sabor Mirai e o restaurante Aizomê, ambos com a proposta de trazer à mesa mais da culinária japonesa tradicional.
Endereço: Av. Paulista, nº 52 – próximo à estação Brigadeiro do Metro
Horário: Terça a sexta-feira das 10 às 18 h, sábado, domingo e feriados das 10 às 19 h
Ingresso: Gratuito, sendo possível fazer o agendamento online
| Quer visitar vários atrativos na capital de São Paulo e está sem veículo próprio? O blog SLVIAGENS indica a Rentcars, nossa parceira que reúne as maiores locadoras de carro do mundo, inclusive em São Paulo. Você paga sem IOF e ainda parcela AQUI. |


ITAÚ CULTURAL
Também no comecinho do endereço mais famoso de São Paulo você encontra o Itaú Cultural, idealizado pelo engenheiro Olavo Egydio Setúbal e inaugurado em 1897.
O Itaú Cultural tem uma programação bastante variada e abrange espetáculos de teatro, shows, festivais, oficinas, cursos e também exposições permanentes e temporárias. A programação é divulgada no portal e também no Instagram do centro cultural.
Endereço: Av. Paulista, nº 149 – próximo à estação Brigadeiro do Metro
Horário: Terça-feira a sábado das 11 às 20 h e domingos e feriados das 11 às 19 h
Ingresso: Gratuito


Inaugurado em 2019, é a única organização cultural oficial do governo sul-coreano no Brasil. Entre suas funções principais, o CCCB desenvolve o intercâmbio cultural entre Brasil e Coreia e divulga materiais da cultura coreana.
O que chama a atenção no prédio de linhas austeras do Centro Cultural Coreano é a impressionante estátua Greeting Man – um gigantesco homem asiático nu, ligeiramente inclinado, como que cumprimentando as pessoas que passam pela rua, simbolizando (de acordo com seu autor) a paz e a harmonia entre as pessoas.
O CCCB além de programação variável de exposições também oferece aulas de coreano, taekwondo, filmes, K-pop, comida coreana e apresentações artísticas.
Endereço: Av. Paulista, nº 460 – próximo à estação Brigadeiro do Metro
Horário: Segunda a sexta-feira das 10 às 19 h (fechado o horário de almoço 12:30 às 13:30 h), sábado das 12 às 18 h
Ingresso: Gratuito para as exposições e demais cursos consultar site
PARQUE TRIANON
O Parque Tenente Siqueira Campos, conhecido popularmente como Parque Trianon é um local de muita área verde em meio à selva de pedra e está localizado no coração da Av. Paulista.
É um espaço perfeito para caminhar com amigos e viver instantes de relaxamento e você ainda pode ser surpreendido com um show de música ao ar livre.
Endereço: Rua Peixoto Gomide nº 949 – próximo à estação Trianon-MASP do Metro
Horário: Todos os das 06 às 18 h
Ingresso: Gratuito


MASP- MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO
O MASP é considerado o mais importante museu de arte europeia do hemisfério sul e também um dos principais destinos turísticos da cidade de São Paulo.
Seu acervo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, possui cerca de 8.000 obras, que representam as principais correntes da arte universal.
As atrações do MASP não se limitam à exposição de arte. O museu oferece também, uma programação cultural diversa, com apresentações musicais, peças de teatro e exibições de cinema.
No o MASP você ainda encontra uma loja de souvenires e um restaurante, excelente opções para uma pausa na visitação.
Endereço: Av. Paulista, nº 1578 – próximo à estação Trianon-MASP do Metrô
Horário: terça-feira das 10 às 20 h, quarta a domingo das 10 às 18 h
Ingresso: Terça-feira gratuito e nos demais dias R$ 60,00 (inteira)


CENTRO CULTURAL FIESP
O Centro Cultural Fiesp engloba o complexo formado pelo Teatro do Sesi-SP, Espaço Café, Espaço Mezanino, Esplanada, Galeria de Arte, Espaço de Exposições, Galeria de Fotos e Galeria de Arte Digital.
No FIESP os visitantes têm acesso a apresentações teatrais, shows musicais, oficinas, workshops, palestras, exposições e intervenções artísticas, gratuitos durante todo o ano para crianças e adultos.
O local funciona de terça a domingo, não sendo necessário o agendamento para visita a Galeria de Arte, Galeria de Fotos, Espaço de Exposições, Livraria Sesi-SP, Esplanada e Espaço Café.
Já para conferir os espetáculos e eventos no Teatro do Sesi-SP e no Mezanino, é necessária a reserva de ingressos.
Endereço: Av. Paulista nº 1313 – em frente à estação Trianon-MASP do Metro
Horário: Terça-feira a domingo das 10 às 20 h
Ingresso: Gratuito
CONJUNTO NACIONAL
O complexo do Conjunto Nacional comporta cinemas, teatro, restaurantes, lojas, farmácias, academia e icônica Livraria Cultura, a maior livraria da América Latina em área construída.
A melhor forma de explorar o famoso conjunto Nacional é se perder entre seus corredores, relaxar nos pufes e levar a criançada para explorar a área infanto-juvenil.
Em numa área de mais de 110 mil m2 de área construída, usando seus 24 elevadores e suas mais de 700 vagas de garagem calcula-se que mais de 40 mil pessoas circulem no gigantesco Conjunto Nacional todos os dias.
Com frequência, nos corredores do complexo há exposições temporárias, assim como no corredor principal fica uma fileira de orelhões telefônicos (raridade na era dos celulares).
Endereço: Av. Paulista nº 2074 – próximo à estação Consolação do Metro
Horário: Todos os das 06 às 18 h
Ingresso: Gratuito


LIVRARIA CULTURA
A livraria ocupava, dentro do Conjunto Nacional, um espaço de 4 300 metros quadrados distribuídos por três pisos.
Em suas incontáveis prateleiras você encontrava, CDs, DVDs, gibis, vinis raros, além de alguns itens de papelaria e acessórios para eletrônicos.
Palco de concertos, shows, noites de jazz, palestras, cafés filosóficos e noites de autógrafos, era a principal loja da rede, onde está localizado o Teatro Eva Herz.
Triste foi saber que em fevereiro de 2023 foi decretada a falência da Livraria Cultura, que já vinha sofrendo para se manter a alguns anos. Com a notícia, muitas editoras passaram a recolher seus livros, temendo que fossem considerados patrimônio da livraria, deixando a loja praticamente vazia.
Lamentavelmente a Livraria Cultura do Conjunto Nacional fechou definitivamente no dia 1º de abril de 2024 e reabriu em um casarão histórico na Avenida Angélica, no bairro de Higienópolis.
Observação: As imagens são do espaço que a Livraria Cultura ocupava dentro do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, motivo pelo qual, em que pese o atrativo estar funcionando em outro espaço, permanece com a localização da Avenida Paulista.
Endereço Atual: Avenida Angélica nº 1.212 – Higienópolis
Horário: Segunda a sábado das 9 às 20 h, domingo das 11 às 20 h
Ingresso: Gratuito
SHOPPING CENTER Center 3
Localizado no quarteirão símbolo do crescimento financeiro e cultural de São Paulo, o Shopping Center 3 é de fácil acesso, seja a pé, ônibus, ou carro ou de metro.
O shopping oferece uma grande diversidade de serviços e lojas e claro, super vale a pena uma visita para compras, para saborear uma das diversidades gastronômicas lá encontradas ou apenas para fazer aquilo click clichê no letreiro ❤SP.
Endereço: Av. Paulista nº 2064 – próximo à estação Consolação do Metro
Horário: Segunda-feira a sábado das 8 às 22 h, domingo e feriados das 10 às 22 h
Ingresso: Gratuito


IMS – INSTITUTO MOREIRA SALES
Inaugurado em setembro de 2017, o belo prédio de 9 andares do Instituto Moreira Salles – IMS, projetado com conceitos sustentáveis, já ganhou prêmios de arquitetura e permite fotos bem panorâmicas da Av. Paulista a partir de seus vãos livres no 5º andar.
Dentro dele há um enorme acervo de fotografias e vídeos, exposições temporárias, uma biblioteca incrível que pode ser vista através das paredes de vidro, cinema e loja.
Endereço: Av. Paulista nº 2224 – próximo à estação Consolação do Metro
Horário: Segunda-feira fechado, terça-feira a domingo e feriados das 10 às 20 h
Ingresso: Gratuito


PASSAGEM LITERÁRIA DA CONSOLAÇÃO
Sabe aqueles lugares que passamos em frente várias vezes e sem saber do que se trata deixamos passar despercebido? Assim é a Passagem Literária da Consolação, uma ligação subterrânea, entre as calçadas do cinema Belas Artes e do Riviera Bar.
Inaugurado na década de 1970, desde 2005 o local é gerido pela Associação Via Libris, entidade de livreiros que atuavam na Rua Augusta. Desde então, o espaço ganhou novos ares e uma programação cultural.
O espaço conta ainda com um sebo permanente de livros e revistas, exposições de artes plásticas e fotografia, shows e performances, além de icônicos grafites que estampam as paredes desde as escadarias da entrada.
Endereço: Rua da Consolação – próximo à estação Consolação do Metro
Horário: Segunda a sábado das 7 às 19 h
Ingresso: Gratuito


WHAT’S NEXT – GALERIA DE ARTE
What’s Next é a galeria de arte pop-up de um dos artistas brasileiros de maior destaque na atualidade, Gabriel Wickbold.
Em 2022, Gabriel inaugurou uma versão pop-up da sua própria galeria, o What’s Next, um espaço imersivo que além das exposições, promove art talks, workshops e mais atividades com o intuito de qualificar e formar colecionadores de arte.
Endereço: Rua Oscar Freire nº 916 – próximo à estação Oscar Freire, Clínicas ou Paulista do Metro
Horário: Segunda a sábado das 11 às 20 h
Ingresso: Gratuito
Onde comer na Av. Paulista e imediações
RESTAURANTE GULA GULA
Melhor escolha que os belos jardins do casarão de 1911 tombado como patrimônio histórico em 2012, para degustar uma culinária saudável e afetiva, cheia de sabor e tradição, não existe.
O restaurante Gula Gula criado em 1984 conta 11 unidades na capital carioca e ao chegar com a sua primeira unidade em São Paulo agitou os fãs boa gastronomia.
Acredite, o imóvel que pertenceu ao Barão Francisco de Paula Vicente de Azevedo hoje é um mix de história, descontração e experiências gastronômicas.
Portanto, não deixe de se programar para visitar o icônico casarão Barão de Bocaina e saborear a deliciosa gastronomia assinada pelos chefs Carolina Figueiredo e Pedro Gabriel, reconhecidos pela criatividade ao trabalharem com ingredientes simples.
Endereço: Rua Padre João Manuel nº 109 – próximo à estação Trianon do Metro
Horário: Segunda a quarta-feira das 12 às 22 h, quinta-feira das 12 às 23 h, sábado das 09 às 24 h, domingo e feriados das 09 às 22 h


MÉQUI 1000
Impossível não fazer aquela parada para um lanche, um cappuccino, um sorvete ou apenas para apreciar a arquitetura e decoração da milésima filial dessa famosa rede de fast-food.
O casarão que ocupa o número 1811 na Avenida Paulista, um dos endereços mais notórios da América Latina, já foi palco para ações da NBA, liga de basquete norte-americana, já instalou um banco e chegou a ficar vazia, sem qualquer uso ou morador.
Até 2019, eventos temporários de marcas diversas também passaram pelo local, especialmente em períodos natalinos.
O cardápio?!? Ah… Esse dispensa qualquer comentário!
Endereço: Av. Paulista nº 1811 – próximo à estação Trianon do Metro
Horário: Aberto 24 h


DONA NUVEM
Com apresentações encantadoras, o gelato da Dona Nuvem une sabor com aquele toque totalmente instagramável!
Na montagem das refrescantes casquinhas vai sorvete, uma pitada de granulado, adição de toppings e nuvem de algodão doce.
Com apresentações encantadoras, o copinho ou casquinha do gelato da Dona Nuvem faz com que muito adulto volte a ser criança.
Endereço: Rua Luís Coelho nº 162 – próximo à estação Consolação do Metro
Horário: Segunda a quinta-feira das 12 às 19 h, sexta-feira das 12 às 20 h, sábado das 13 às 20 h e aos domingos das 13 às 19 h
SLDICAS
Use calçados e roupas confortáveis, protetor solar, leve garrafinha de água e prepare os pezinhos para bater perna o dia todo e encantar-se com os belíssimos atrativos da avenida mais paulista de Sampa.
Não se esqueça de esvaziar a memória do celular e/ou da câmera fotográfica e tome todo cuidado com seu equipamento evitando surpresas desagradáveis ao usá-lo.
BAIRRO DA ÁGUA FUNDA
Água Funda, é um bairro paulistano da Zona Sudeste, situado no distrito do Cursino, que por sua vez é administrado pela subprefeitura do Ipiranga.
Na região da Água Funda está situado o Zoológico de São Paulo e o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, onde se encontra a nascente do Rio Ipiranga.
Além de uma extensa área verde de quase 250 mil metros quadrados, que tem capacidade para acolher cerca de 6 mil pessoas, onde está localizado o Parque de Exposições Água Funda ou Centro de Exposições Imigrantes – que passou a chamar-se São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
O bairro também abriga um conjunto arquitetônico-cultural, composto pelo Jardim Botânico, o Instituto de Botânica e o Museu Botânico João Barbosa Rodrigues.
Caso você esteja em dúvida sobre o que fazer nesse bucólico bairro, deixo aqui, algumas opções de lazer, cultura e gastronomia.
Onde ir no Bairro da Água Funda
JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO
Com 360 mil m² destinados a visitação, o Jardim Botânico de São Paulo, oferece um bucólico passeio com diversas paisagens que proporcionam a oportunidade de observar e contemplar a natureza em meio à cidade.
No Botânico o visitante tem a oportunidade de desfrutar do espaço, além de conhecer espécies de plantas de São Paulo, do país e do mundo. A área de mata atlântica abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação.
Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como, por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente no jardim.


São atrativos do Jardim Botânico de São Paulo: Meliponário, Trilha da Nascente, Museu Botânico, Alameda Von Martius, Jardim de Lineu, Lago dos Bugios, Bosque do Pau-Brasil e Jardim dos Sentidos.


O espaço conta com boa estrutura composta de lanchonete, restaurante, lojinha e banheiros.
E como sempre pode ficar melhor, o Jardim Botânico de São Paulo também promove eventos, como shows, exposições e festivais.
Endereço: Avenida Miguel Estefano nº 3.031 – Água Funda/Zona Sul
Horário: Todos os dias das 9 às 17 h
Ingressos: Desconto na compra antecipada pelo site
@jardimbotanicosp


LEKTRIK – FESTIVAL DE LUZ E ARTE
O imersivo festival de luz e arte está acontecendo no Jardim Botânico de São Paulo e fica em cartaz até 13 de abril de 2025.
A atração que já rodou o mundo reúne obras iluminadas como lanternas gigantes, integradas a paisagem natural da área verde, que podem ser admiradas durante a noite.
Acredite, o festival reúne mais de 100 esculturas iluminadas criadas por 150 artesãos em 40 cenários diferentes. Para tanto, foram utilizados 120 toneladas de aço e 150.000 pés de seda, que serão espalhados pelo Jardim Botânico.


Além de ser uma boa oportunidade para lazer e fotos, no Lektrik está acontecendo: Artistas acrobáticos fazendo performances ao vivo, Vendedores de artesanato, Foodtrucks com venda de comidas e bebidas.
Endereço: Avenida Miguel Estefano nº 3.031 – Água Funda/Zona Sul
Horário: Diversos horários com duração de 2 horas
Ingressos: Ingresso no site da FERVER, a partir de R$ 49,00
Desconto de 10% de desconto usando o cupom: IPIRANGAFEELINGS10 ao comprar seu ingresso
@jardimbotanicosp


PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA USP (CIENTEC)
O Parque Científico CienTec, que fica perto do Jardim Botânico e do Zoológico, nasceu em 2001 com o objetivo de aproximar a ciência do público de forma interativa e divertida.
Além de a instituição promover pesquisas e experimentos nas áreas de física, meteorologia, microbiologia e geofísica, também oferece atividades abertas ao público, como exposições e observação do céu no planetário ou em uma luneta histórica.
E como sempre pode ficar melhor, no CienTec você encontra: trilha da mata experimentos interativos, oficinas educativas, atividades culturais e recreativas e muito mais.
Endereço: Avenida Miguel Estefano nº 4.200 – Água Funda/Zona Sul
Horário: Terça a domingo, das 9 às 17h
Entrada e estacionamento: Gratuitos
@parquecientec
ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
Inaugurado em 1958, o Zoo São Paulo atua com foco na conservação da biodiversidade e no respeito à vida, tendo o comprometimento de deixar um legado positivo.
No espaço você vai conhecer mais de 2.000 animais de 300 espécies diferentes, uma verdadeira aventura em meio à vida selvagem!
E como sempre pode ficar melhor, além de visitar o Zoo você pode participar de várias atrações como: Mundo Dino, Acqua Safari e Noite Animal.
Endereço: Avenida Miguel Estefano nº 4.241 – Água Funda/Zona Sul
Horário: Segunda a sexta-feira das 9 às 17 h, sábado, domingo e feriados das 9 às 18 h
Ingressos: Comprados no site com opção para vários combos
@zoosaopaulo
BAIRRO DO BIXIGA
Você sabia que o bairro da Bela Vista tem um pé na Av. Paulista e outro na Praça da Sé e que nomeio do caminho, você passa no Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo?
Sabendo dessa informação, na hora de montar o roteiro do seu passeio, já sabe que pode conciliar atrativos dos três bairros.
Onde ir no Bairro do Bixiga


ESCADARIA DO BIXIGA
A icônica Escadaria do Bixiga com 84 degraus e 16 metros de altura, conecta a Rua Treze de Maio com o Morro dos Ingleses, foi construída em 1929 e pelo fato de todo segundo sábado do mês acontecer show de jazz por lá, é também conhecida por Escadaria do Jazz.
Acredite, a Escadaria do Bixiga, símbolo e patrimônio tombado pelo Conpresp em 2002 já foi palco de filmes do comediante Mazzaropi nos anos 50 e 60 e de outras produções brasileiras.
Endereço: Escadaria do Bixiga – próximo à estação Brigadeiro do Metro
Horário: Diariamente – 24 h
Ingresso: Gratuito


MUSEU DOS ÓCULOS
Localizado no bairro do Bixiga em um belíssimo casarão tombado pelo patrimônio histórico, o Museu dos Óculos tem a proposta de contribuir para o resgate da memória e das pessoas que participaram da história da ótica e da oftalmologia.
Nele você encontra uma coleção de aproximadamente 700 óculos, com raridades do século XVII em diante, exemplares que já foram de posse de diversos famosos como Hebe Camargo, Elis Regina, Rita Lee, Jô Soares e muitos outros.
O Museu dos Óculos Gioconda Giannini é o único na América Latina.
Endereço: Rua dos Ingleses, nº 108 – próximo à estação Brigadeiro do Metro
Horário: Segunda a sexta-feira das 9 às 18 h e sábados das 9 às 13 h
Ingresso: Gratuito
BELA VISTA





Onde ir na Bela Vista
CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ
O conjunto arquitetônico da Vila Itororó, idealizado por Francisco de Castro no começo do século 20, era uma vila residencial e de lazer com mais de dez edificações construídas.
Caracterizado principalmente como espaço de imigrantes, o espaço também foi a primeira piscina pública de São Paulo. Atualmente o espaço é utilizado para fins culturais.
No Centro Cultural Vila Itororó, além de oficinas, você encontra atividades como: sessões de cinema ao ar livre, intervenções artísticas e musicais, exposições, feiras, oficinas, ateliês, e um grandioso acervo literário que inclui literatura infantojuvenil e materiais relacionados ao patrimônio cultural, arquitetura e história.
Endereço: Rua Maestro Cardim, nº 60 – próximo à estação São Joaquim do Metro
Horário: Terça a domingo das 10 às 19 h
Ingresso: Gratuito
CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO
O Centro Histórico de São Paulo corresponde à região central da cidade, com destaque para os bairros da Sé, República e Luz. É lá que os moradores e viajantes encontram as principais atrações culturais e centros de comércio da capital.
Onde ir no Centro Histórico
PRAÇA DA SÉ
A Praça da Sé é um espaço público localizado no bairro da Sé, no Centro de São Paulo, considerado o centro geográfico da cidade. Nela, localiza-se o monumento marco zero do município.
A Sé, cujo nome deriva da Praça da Sé, é um bairro central na parte histórica de São Paulo. Próximo dali, a Faculdade de Direito, o Museu do Tribunal da Justiça e a Catedral Metropolitana exibem uma arquitetura inspiradora.
Se estiver procurando atividades culturais nessa área central, continue lendo esse artigo, pois falarei sobre vários atrativos que ficam no entorno da Praça da Sé.
SLDICAS
A Sé é um lugar incrível para se conhecer durante o dia, porém tenha cuidado com seus pertences e redobre o cuidado visitá-la sozinho e à noite.
Endereço: Praça da Sé s/n° Sé – próximo ao Metro Sé e Liberdade
Horário: Diariamente – 24 h
CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO E SÃO PAULO
Localizada no coração do Centro Histórico, na Praça da Sé, a Catedral da Sé como é informalmente conhecida, é o principal templo católico da cidade de São Paulo.
A construção de estilo neogótico começou em 1912, após a demolição da primeira igreja matriz da cidade, que estava deteriorada. A inauguração, porém, só veio a acontecer em 1954.
A edificação tem 5.700 metros quadrados de área e foi projetada pelo professor da Escola Politécnica Maximilian Hehl. É ornamentada com estátuas de bronze, painéis em alto-relevo e vitrais confeccionados por artistas brasileiros e estrangeiros.
O órgão italiano é o maior da América do Sul, com cinco teclados manuais e cerca de 12.000 tubos lapidados a mão.
SLDICAS
Querendo ouvir o badalo dos 61 sinos da Catedral passe por lá às 12 ou às 18 h.
Endereço: Praça da Sé s/n° Sé – próximo ao Metro Sé e Liberdade
Horário: Segunda a sexta-feira das 10 às 19 h
Eventos de Turismo
Tour pela Catedral – Segunda à sexta-feira às 14 h, sábado, às 9:45 e às 14 h, aos domingos às 12:30 e às 14 h com duração aproximada de 2 horas – R$ 60,00. Estudantes e +60 têm direito a meia entrada. Mais informações no perfil @catedraldasesp
Tour pela Cripta – Segunda a sábado das 9 às 17 h e aos domingos das 12:30 às 16:15 h com duração aproximada de 30 minutos – R$ 12,00. Estudantes e +60 têm direito a meia entrada.
Brunch na Catedral – Consultar datas e valores no perfil @brunchnacatedral
LARGO DE SÃO FRANCISCO
O Largo São Francisco abriga alguns marcos da história paulistana e é considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade de São Paulo.
Lá estão instaladas a Faculdade de Direito da USP, a Igreja São Francisco de Assis, a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco e o Convento São Francisco.
O local também é tido como o marco zero de uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a Brigadeiro Luís Antônio.
Endereço: Largo de São Francisco s/n° Centro Histórico – próximo ao Metro Sé
Horário: Diariamente – 24 h


CCBB – CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL
O CCBBSP foi inaugurado em 21 de abril de 2001 com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura na capital paulista.


O espaço de 4.183 metros quadrados recebe eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, ideias, música e arte-educação, oferecendo à população uma programação regular, com qualidade, diversidade, gratuita ou a preços acessíveis, dirigida a todos os segmentos da sociedade e com ações integradas a iniciativas de responsabilidade social.
Endereço: Rua Álvares Penteado, Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento
Horário: Quarta a segunda-feira das 9 às 20 h
Ingresso: Quase 100% gratuito com retirada de ingresso no site – @ccbbsp


MUB3 – MUSEU DA BOLSA DO BRASIL
Com o propósito de estabelecer uma nova relação de pessoas com o universo da educação financeira e o impacto em suas vidas, o Museu da Bolsa de Valores do Brasil abriu suas portas para visitação.
A intenção do Museu da Bolsa do Brasil é aproximar, dialogar, democratizar o acesso à informação, ao conhecimento, à cultura e educação.
Acredite! Esse icônico Museu está instalado em um edifício histórico em estilo neoclássico no centro de São Paulo, local que abrigou o pregão viva voz do mercado de ações até 2005 e que está ainda presente no imaginário de muita gente.


No @mub3oficial você aprecia uma exposição que aborda a história do mercado de capitais e sua intrínseca relação com a história do Brasil. A exposição percorre de forma temática e cronológica as primeiras experiências de bolsas e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.
Endereço: Rua Quinze de Novembro nº 275 Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento
Horário: Segunda a sábado das 9 às 17 h
Ingresso: Gratuito
FAROL SANTANDER
Inspirado na arquitetura art decó do Empire State Buildng, o Edifício Altino Arantes (ou Banespa), une cultura, gastronomia e uma vista privilegiada de São Paulo em seus 35 andares e 161 metros de altura.


O Farol Santander tem em seu último andar uma cafeteria com móveis no estilo da época de 1940 e o mirante. A vista panorâmica da cidade permite um alcance de 40 quilômetros, sendo possível ver outros marcos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, a Catedral da Sé, e até mesmo os edifícios Itália, Copan e Hilton.


Comprando ingresso para acessar o prédio você também tem direito à visita aos andares de exposições temporárias e permanentes e ainda, os primeiros andares onde possui salas que contam história das atividades bancárias.
Endereço: Rua João Brícola n° 24 – Centro – próximo ao Metro São Bento
Horário: Terça-feira a domingo das 9 às 20 h
Ingresso: Na plataforma Sympla ou na bilheteria local do @farolsantander R$20,00 meia, R$40,00 inteira ou R$36,00 para clientes Santander
EDIFÍCIO JOÃO BRÍCOLA
O edifício João Brícola, mais conhecido como “Casa das Moedas”, tem em sua belíssima fachada uma enorme porta de ferro com a reprodução, em tamanho grande, de 13 moedas antigas brasileiras, de 1871 a 1956.
Com a finalidade de abrigar a sede do Banco Itaú, o prédio foi construído em 1955 e posteriormente, a partir da década de 70, passou a ser sede de outras instituições financeiras.


Em 2018, foi adquirido pela B3 que realizou reforma e restauro do prédio. No piso térreo, onde está instalado o Il Barista Café, os visitantes apreciam lindos lustres, pilastras de mármore e os guarda-corpos dos outros andares.
Endereço: Rua João Brícola n° 59 Centro Histórico de São Paulo – próximo ao Metro São Bento
Horário: Segunda a sexta-feira das 8 às 18 h, sábado das 10 às 16 h
Ingresso: Gratuito
RUA 25 DE MARÇO
No coração do centro histórico de São Paulo, é o maior centro comercial da América Latina, tendo origem ligada aos processos de colonização e urbanização da capital paulistana.
Tem grande quantidade de camelôs que disputam espaço com lojas, galerias e shoppings comercializando produtos nacionais e importados.
A rua faz esquina com a Ladeira Porto Geral, com acesso pela Estação São Bento do metro e sua extensão chega quase a Estação da Luz.
Endereço: Rua 25 de Março s/n° Centro Histórico próximo ao Metro São Bento
Horário: Diariamente – 24 h
MERCADO MUNICIPAL
Conhecido carinhosamente por Mercadão, é um dos tradicionais pontos gourmet da cidade. Lá se encontra produtos de primeira linha desde frutas e legumes, especiarias e doces, até vinhos e peixes, por exemplo.
As margens do Rio Tamanduateí, o prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída.


Inaugurado em 1933, tal como seu icônico lanche de mortadela, o Mercado Municipal foi idealizado para ser entreposto comercial de atacado e varejo dos produtos alimentícios, mas chegou a ser armazém de pólvoras e munições.
Em seu piso superior tem alguns restaurantes e visão privilegiada para apreciação de seus vitrais.
Endereço: Rua da Cantareira n° 306 Centro – próximo ao Metro Luz e São Bento
Horário: Segunda-feira à sábado das 6 às 18 h – Domingo das 6 às 16 h
Ingresso: Gratuito
MUSEU CATAVENTO
Com o propósito de se dedicar às ciências e sua divulgação, o interativo Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade).
Acredite, cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.
E como sempre pode ficar melhor, atrações no @museucatavento como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.
Na área externa você confere equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
Endereço: Av. Mercúrio s/nº Parque Dom Pedro II – próximo ao Metro D. Pedro II
Horário: Terça-feira a domingo, das 09 às 16 h
Ingresso: R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia) sendo gratuito às terças-feiras


MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Fundado em 04 de julho de 1958, pelo monge Mauro Teixeira, é uma comunidade monástica da Igreja Católica Apostólica Romana, organizado por monges da Ordem de São Bento.
Além do Mosteiro de São Bento, o complexo abriga a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção e o Colégio e Faculdade São Bento.
Na basílica tem padaria e loja do mosteiro. Missas gregorianas são realizadas, sendo a mais famosa, aos domingos, às 10 horas.
Endereço: Largo de São Bento s/nº Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento
Horário: Segunda a quata e sexta-feira das 7 às 18 h – quinta-feira das 12:30 às 18 h, sábado das 7 às 13 h e domingo das 7:15 às 12 h e das 16:30 às 19:30 h
Ingresso: Gratuito


EDIFÍCIO MARTINELLI
Imponente, chama atenção por sua art déco, que mistura elementos geométricos e ornamentais. É decorado com esculturas, painéis de azulejos e vitrais, além de um belo hall de entrada com piso de mármore e lustres de cristal.
Acredite, com 105 metros de altura o Edifício Martinelli foi o segundo arranha-céu do Brasil.
Completamente remodelado pelo Prefeito Olavo Setúbal, em 1975, e reformado em 1979. Atualmente o @edificiomartinelli abriga órgãos municipais, além de lojas no térreo. Seu terraço no topo dá vista para o Vale do Anhangabaú e outros atrativos de São Paulo.
Endereço: Avenida São João nº 35 Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento
Horário: Segunda a sexta-feira das 7 às 20 h
Ingresso: Gratuito
PATEO DO COLLEGIO
Foi no local conhecido hoje como Pateo do Collegio que a cidade de São Paulo foi fundada, em 25 de janeiro de 1554. Nesse dia, os padres jesuítas Manoel da Nóbrega e o jovem José de Anchieta, em sua missão de catequização dos indígenas do planalto, rezaram uma missa e fundaram uma igreja e um colégio, marco da fundação da cidade.
Há ainda no local, um museu de peças de arte sacra e o Museu Anchieta, com detalhes da vida do padre José de Anchieta, canonizado em 2014 pelo Papa Francisco.
Para apreciar a região, basta estar atento aos prédios ao redor e se deixar admirar pela arquitetura vista em estilo neo-classista, misturado ao estilo colonial do Colégio e da Igreja.
Endereço: Praça Pateo do Collegio nº 2 Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento
Horário: Museu – Terça-feira a sábado das 9 às 16:45 h
Ingresso: R$ 20,00 inteira R$ 10,00 meia
ESTAÇÃO DA LUZ
De beleza inspiradora e acesso a outras linhas de metrô e trem, inclusive integrando outras regiões do Estado, a Estação da Luz tornou-se o local que recebe diariamente milhares de pessoas.
São 13,2 mil metros quadrados, foi construída sob a supervisão do engenheiro James Ford, com matéria-prima vinda da Inglaterra e sua construção idealizada na estética vitoriana com inspiração em uma estação australiana, a Flinders Street Station, localizada em Melbourne.
Antigamente um ponto de referência no dia-a-dia da cidade, um ponto histórico de grande importância, hoje a Estação da Luz tem a oportunidade de resgatar seu lugar como ícone urbano, junto à Pinacoteca do Estado e ao próprio Museu da Língua Portuguesa.
Endereço: Praça da Luz nº 1, Centro – no Metro Luz
Horário: Todos os dias – 24 h
MUSEU DA LÍNGUA PORUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado no edifício da Estação da Luz.
Foi concebido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação Roberto Marinho tendo como objetivo a criação de um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil.
Acredite, o @museudalinguaportuguesa foi o primeiro do mundo dedicado a um idioma e desde 2006 recebe exposições temporárias, assim como tem algumas permanentes, e um café.
E como sempre pode ficar melhor, no Museu da Língua Portuguesa você pode também, brincar de descobrir novas palavras e seus significados e apreciar uma bela vista de São Paulo em seu amplo terraço.

Endereço: Praça da Luz s/nº Portão 1 Centro – no Metro Luz
Horário: Terça a domingo, das 9 às 16:30 h com permanência até às 18 h
Ingresso: R$24,00 inteira – R$12,00 meia – sábado entrada gratuita
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Um dos mais importantes museus de arte do Brasil e o mais antigo da cidade, a Pinacoteca de São Paulo enfatiza a arte brasileira do século 19 até hoje. Ocupa um edifício construído em 1900, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Arte e Ofícios.
Nos anos 90 a @pinacotecasp passou por reforma substancial e segue apresentando cerca de 30 exposições, das temporárias as que fazem parte do acervo, recebendo cerca de 500 mil visitantes por ano.

No piso térreo tem um auditório e restaurante, além da exposição de sua história e esculturas. Todo o trabalho desenvolvido visa melhorar experiências públicas com as artes visuais por meio do estudo, preservação e informações, também consolidando e aumentando suas coleções e incentivando a produção artística.


Endereço: Praça da Luz nº 2 Luz – próximo ao Metro Luz
Horário: Quarta a segunda-feira das 10 às 18 h
Ingresso: www.pinacoteca.org.br – R$30,00 (+ R$ 2,00 taxa de conveniência) inteira – R$15,00 (+ R$ 2,00 taxa de conveniência) meia – sábado entrada gratuita – criança até 10 anos, idosos, professores, PCD e outros entrada gratuita


PREFEITURA MUNICIPAL E TERRAÇO DO EDIFÍCIO MATARAZZO
O Edifício Matarazzo é um importante marco arquitetônico, inaugurado em 1939, também conhecido como Prefeitura de São Paulo ou Palácio do Anhangabaú.
Foi projetado para ser a sede do estado governo de São Paulo e é considerado um dos exemplos mais significativos da arquitetura neoclássica na América Latina.
É uma verdadeira janela para o passado e pode oferecer uma experiência única para quem quer conhecer a história da cidade. Mais informações no perfil @turismoprefsp.
Como sempre pode ficar melhor, você pode realizar uma visita guiada e conhecer, no 14º andar, o jardim suspenso com cerca de 400 plantas distintas, um jardim belíssimo, dando vista a alguns pontos turísticos do centro que contrastam com os arranha-céus.
Endereço: Viaduto do Chá nº 15 Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento, Sé e Anhangabaú
Horário: Terça a sexta-feira às 14:30 h e às 16:30 h – sábado às 16:30 h – domingo às 10:30 h e às 16:30 h
Ingresso: Gratuito com agendamento antecipado no mesmo dia da visitação
THEATRO MUNICIPAL
Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal é uma das principais casas de ópera e teatro do Brasil. Sua arquitetura suntuosa inspirada na Ópera de Paris e sua programação cultural diversificada atraem visitantes de todo o mundo.
Atualmente, é um espaço de referência cultural para toda a cidade, recebendo uma grande variedade de espetáculos e eventos ao longo do ano.


Realizar uma visita guiada, gratuita ao @theatromunicipal é uma oportunidade única de conhecer a história e a cultura de São Paulo, além de apreciar a beleza e a grandiosidade desta importante construção.


Endereço: Praça Ramos de Azevedo s/n° Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento, Sé e Anhangabaú
Reserva das visitas educativas em português – Acesse AQUI para reservar
A reserva de ingressos no site fica disponível no dia anterior à visita, a partir das 10 h. Limite de 2 ingressos por pessoa
Horário das visitas: Terça-feira às 10 h, 11 h, 16:30 h e 17 h – Quarta, quinta e sexta-feira às 11 h, 13 h, 15 h e 17 h – Sábado, às 10 h, 11 h, 13 h e 14 h
Ingresso: Gratuito
PALÁCIO DOS CORREIOS
O Palácio dos Correios é um edifício eclético do Centro Histórico de São Paulo, localizado no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.
Com 15 mil m² de área construída, tornou-se um ponto marcante na paisagem urbana da capital Paulista e fez com que a Praça Pedro Lessa ficasse mais conhecida como “Praça do Correio” do que pelo seu nome original.
Desde sua inauguração em 2013, fomenta atividades culturais nos campos das artes visuais, humanidades e música. A agenda é diversificada, durante todo o ano, com o intuito de atingir e atender aos diferentes gostos.
Endereço: Praça Pedro Lessa, s/n° – Centro Histórico de São Paulo
Horário: Segunda a sexta-feira das 10 às 18 h
Ingresso: Gratuito
SAMPA SKY
Se você quer sentir a sensação de estar flutuando sobre São Paulo, não deixe de visitar o Sampa Sky!
Acredite, o Sampa Sky é uma plataforma de vidro, Construída no 42º andar do arranha-céu Mirante do Vale, o mais alto de São Paulo atualmente. São 170 metros de altura!
São dois decks de vidro retráteis, que se projetam para fora da fachada do prédio onde você pode vivenciar r a incrível sensação de estar flutuando sobre a Selva de Pedra.


O espaço do @sampasky é amplo, arejado, organizado, instagramável e com uma equipe de profissionais bem treinados, atenciosos e solícitos!
No espaço, vários cantinhos instagramáveis foram incluídos garantindo assim, fotos baphônicas!
Endereço: Praça Pedro Lessa nº 110 – 42° andar, Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento
Horário: Terça a sexta-feira das 11 às 18:30 h sábado das 9 às 19 h domingo das 9 às 17 h
Ingresso: Terça a sexta-feira: R$ 150,00 (inteira), R$ 90,00 (meia social) e R$ 75,00 (meia)
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO
O maior museu de história dedicado a memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil foi aberto ao público em 2009 e tem como missão, a valorização da cidadania, da pesquisa e da educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o passado, o presente e o futuro.


No acervo do Memorial da Resistência de São Paulo você encontra centenas de registros em audiovisual com testemunhos de ex-presos e perseguidos políticos, familiares de mortos e desaparecidos, e militantes de movimentos sociais.
Ademais, o @memorialdaresistenciasp preserva ainda, a história do prédio onde operou entre 1940 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas da história do país.
Endereço: Largo General Osório nº 66 Santa Ifigênia – próximo ao Metro Luz
Horário: Quarta a segunda-feira das 10 às 18 h
Ingresso: Gratuito
Onde comer no Centro Histórico de São Paulo
RESTAURANTE AROMA E SABOR
Localizado no Centro Histórico de São Paulo, com mais de 26 anos de atuação, o restaurante tem como proposta a qualidade e bem estar de seus clientes, servindo um variado buffet de comida brasileira e deliciosas sobremesas.


E como sempre pode ficar melhor, o restaurante conta uma vista do centro de São Paulo que é de tirar o fôlego. Do charmoso terraço do estabelecimento dá para ver o Farol Santander, o Mosteiro São Bento, o Viaduto Santa Ifigênia e o Mirante do Vale.
Endereço: Rua São Bento nº 545 – 1º andar Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento
Horário: De segunda a sexta-feira das 11 às 15
@restaurantearomaesabor


CASA DE FRANCISCA
No Centro Histórico de São Paulo, a Casa de Francisca, é aquele gracioso estabelecimento cultural que a mais de uma década, combina música brasileira com gastronomia.
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva nº 22 Sé – próximo ao Metro Sé
Horário: Terça a sexta-feira das 11:30 às 15 h e das 20 a 1 h, sábado das 12 h às 17:30 h e das 20 a 1 h, domingo das 12 às 17:30 h
@casadefrancisca


A CASA DO PORCO BAR
Eleito um dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2019 @acasadoporcobar é uma importante referência entre os restaurantes no Centro de SP.
Este restaurante tranquilo com decoração criativa serve lanches e pratos gourmet com muita carne de porco.
Endereço: Rua Araújo nº 124 República – próximo ao Metro República
Horário: De segunda-feira à sábado das 12 às 23 h, domingo das 12 às 17 h
Serviço: É necessário fazer reserva
CAFÉ DO FAROL – MAG CAFÉ
Além de uma bela vista da cidade de São Paulo ao sair do elevador no 26º andar do Farol Santander você vai encontrar no Mirante e Café do 26, um cardápio especialmente desenvolvido pelo Mário Azevedo Gastronomia para ter a cara de São Paulo.
Endereço: Rua João Brícola n° 24 Centro Histórico – próximo ao metro São Bento e Sé
Horário: Terça-feira a domingo das 9 às 20 h
Ingresso para acessar o prédio: Na plataforma Sympla ou na bilheteria local – R$ 20,00 meia, R$ 40,00 inteira ou R$ 36,00 para clientes Santander
CAFÉ MARTINELLI
O Café Martinelli está localizado no mais antigo arranha-céu de cidade, e já foi palco de muitos acontecimentos que marcaram a história.
Acredite, nas mesas do @cafemartinelli já foi discutido e quem sabe até decidido, o destino de grandes bancos, corretoras, bolsas, e da política do Brasil.
O Café Martinelli oferece aos seus clientes um blend de grãos oriundos da região Mogiana, cultivados em grandes altitudes e temperaturas amenas, que originam um café encorpado, com sabor suave e equilibrado.
Endereço: Avenida São João nº 35 – Centro Histórico – próximo ao metro São Bento
Horário: Segunda a sexta-feira das 9 às 17 h


BAR DO COFRE
Instalado dede o início de 2019, onde ficava o cofre do Banco do Estado de São Paulo, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, localizado no Centro Histórico de São Paulo, mais exatamente no subsolo do Farol Santander você encontra o Bar do Cofre.
Esse icônico bar é ambientado com as características da época, porém com alguns toques contemporâneos em relação ao design e mobílias.
Visitar o @bardocofre.oficial é uma experiência que vai aguçar todos os seus sentidos, seja pelos drinks e petiscos servidos ou pelo ambiente, que fica literalmente protegido a sete chaves dentro do antigo cofre do falido Banco do Estado paulista.
Endereço: Rua João Brícola nº 24 Centro Histórico – próximo ao metro São Bento e Sé
Horário: Quarta a sexta-feira das 16 às 24 h, sexta-feira das 16 à 1 h, sábado das 14 à 1 h e aos domingos das 14 às 20 h
BAR GUANABARA
Desde 1910, o Bar Guanabara é o mais antigo de São Paulo.
Ambiente acolhedor onde diversas fotos nas paredes preservam com carinho a estética retrô de décadas passadas, proporcionando uma experiência bastante nostálgica.
O atendimento do @barguanabara1910 também remete a outros tempos: os funcionários tratam os clientes como velhos amigos, sempre prontos para uma conversa amigável, como nos dias antes dos celulares e redes sociais dominarem nossas interações.
O Guanabara se destaca por oferecer pratos tradicionais, combinando excelente custo-benefício com uma autenticidade que contrasta com a tendência de gourmetização excessiva que vemos em muitos restaurantes de São Paulo.
SLDICAS
Não deixe de experimentar o famoso filé mignon à parmegiana com queijo crocante na borda e a carne extremamente macia.
O prato individual serve fartamente duas pessoas.
Endereço: Av. São João nº 128 Anhangabaú – próximo ao metro São Bento
Horário: Segunda-feira à sábado e feriados das 09 às 17 h


THEATRO MUNICIPAL
Dentro do Theatro Municipal, no Salão Dourado, você pode tomar um café ou ter um almocinho.
O lugar é um espetáculo a parte! Super histórico, com uma arquitetura maravilhosa e deliciosa gastronomia… Ah, eu me apaixonei pelo @bardosarcos!
Endereço: Praça Ramos de Azevedo s/n° Centro Histórico – próximo ao Metro São Bento, Sé e Anhangabaú
Horário: Terça a sexta-feira da 11 às 16h, sábado e domingo das 10 às 16h
Serviço: Entrada gratuita e sem reserva – Menu à lá carte
BAIRRO DO IPIRANGA
Apesar de não ser um ponto turístico famoso como a Avenida Paulista ou o bairro da Liberdade, o bairro do Ipiranga é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo.
Acredite, o Ipiranga respira história e cultura em cada esquina. Explorar este bairro fascinante é descobrir as camadas profundas que o tornam verdadeiramente único.
Porém, se ainda não te convenci sobre os encantos a serem desvendados no Ipiranga ou se você ainda está em dúvida sobre o que fazer nesse pitoresco bairro, deixo aqui, algumas opções de lazer, cultura e gastronomia.
Onde ir no Bairro do Ipiranga
AQUÁRIO DE SÃO PAULO
Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo (ASP) possui um total de 15 mil m² e 4 milhões de litros de água onde habitam milhares de animais de centenas de espécies. O aquário é divertido com diversas seções temáticas de regiões do mundo real como Austrália, Indonésia entre outras.
Endereço: Rua Huet Bacelar nº 407 – Ipiranga
Horário: Segunda-feira a domingo das 9 às 17 h
Ingressos no site Aquário de São Paulo

CASARÕES DA FAMÍLIA JAFET
Por conta da importância do bairro, o Ipiranga foi o lar de famílias da elite paulistana. A família Jafet, uma das mais conhecidas e antigas de São Paulo, possuía muitos imóveis na região, já que quase toda a família residia no bairro.
Na Rua Bom Pastor, onde a maior parte dos Jafet residia, ainda é possível admirar alguns dos palacetes construídos no início do século XX, em especial, O Palacete dos Cedros e o Palacete Rosa, utilizados atualmente, para casamentos e eventos.
Endereço: Rua Bom Pastor com Rua dos Patriotas – Ipiranga
FEIRA DE ARTE E GASTRONOMIA
Na rua que cruza o Parque da Independência, aos domingos e feriados das 9 às 18 h ocorre uma feirinha de artes e gastronomia.
A parte de artes e objetos é composta por duas dezenas de expositores que vendem discos, objetos de decoração, roupas e bijuterias entre outras coisinhas.
Endereço: Rua dos Patriotas em frente a uma das entradas do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência – Ipiranga
Horário: Domingos e feriados das 9 às 18 h
@feirinhadoipiranga
MERCADO MUNICIPAL DO IPIRANGA
Uma celebração da riqueza culinária do Ipiranga! O Mercado Municipal é um verdadeiro paraíso para os amantes de produtos frescos e ingredientes de qualidade.
Por lá, você encontra desde especiarias exóticas até deliciosas opções para um almoço ou lanche rápido.
Endereço: Rua Silva Bueno nº 2109 – Ipiranga
Horário: Terça-feira à sábado das 8 às 19 h, domingos e feriados das 8 às 13 h
@mercadomunicipaldoipiranga
MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA
Localizado no Parque da Independência, o Monumento da Independência foi criado com o objetivo de marcar para sempre o local onde se deu a Proclamação da Independência do Brasil.
O Monumento é um vasto complexo arquitetônico, apoiado por uma estrutura de granito de 1600 m². O mastro da bandeira mais alta, da figura que representa a Independência chega a 23 metros.


Repleto de esculturas de bronze, representando a luta pela Independência do Brasil, a beleza do Monumento não se contém apenas no lado de fora. Em seu interior, localizado no subsolo, encontram-se restos mortais do Imperador D. Pedro I, de sua primeira esposa, a Princesa Maria Leopoldina de Habsburgo e de sua segunda esposa, a Imperatriz Amélia de Beauharnais.
Endereço: Praça do Monumento s/nº – Ipiranga
Horário: Terça-feira a domingo das 9 às 17 h
Ingresso: Gratuito


MUSEU DA CASA DO GRITO
Localiza-se no interior do Parque da Independência, a Casa do Grito é uma edificação de importante relevância histórica, compondo a cultura material da cidade de São Paulo.
O imóvel está relacionado ao marco da Proclamação da Independência brasileira ocorrida em 1822. Seu nome deriva-se ao grito de D. Pedro I ao proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
A edificação simboliza a casa retratada no quadro “Independência ou Morte” de Pedro Américo, pois atualmente possui características semelhantes às do quadro.
Endereço: Praça do Monumento s/nº – Ipiranga
Horário: Terça-feira a domingo das 9 às 17 h
Ingresso: Gratuito
Museu Casa do Grito
MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP
Localizado bem pertinho do Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia da USP foi construído na década de 40.
O espaço com 700 metros quadrados além de explorar a biodiversidade do nosso país, expõe entre mais de 800 peças, diversos animais da fauna tropical inclusive, fósseis e esqueletos reais de dinossauros.


Endereço: Avenida Nazaré nº 481 – Ipiranga
Horário: Terça-feira a domingo das 10 às 17 h
Ingresso: Gratuito
@museu_zoologia


MUSEU DO IPIRANGA
Dedicado à história brasileira, tanto em termos de obras de arte icônicas, quanto objetos de outras épocas, que permitem que os visitantes façam uma viagem no tempo, o Museu do Ipiranga é o principal ponto turístico da região.
A exposição de objetos de outras épocas é bastante interessante, há uma sala com eletrodomésticos antigos daqueles que vemos nos filmes. Além de roupas, objetos de decoração e até mesmo brinquedos.
Entre as obras de arte, o destaque fica pelo conhecido quadro Independência ou Morte (1888) por Pedro Américo com 4,15 m de altura e 7,60 m de comprimento. Uma sala se dedica a contar os pormenores e explicar essa obra icônica representando o grito da independência.
Endereço: Rua dos Patriotas nº 100 – Ipiranga
Horário: Terça-feira a domingo das 10 às 17 h
Ingresso: Na bilheteria ou no site do Museu
Gratuito: Quarta-feira, primeiro domingo do mês, 25 de janeiro e 7 de setembro
@museudoipiranga


MUSEU VICENTE DE AZEVEDO
O espaço conta com um mostruário rico com objetos e itens históricos da família do Conde José Vicente de Azevedo, uma das figuras mais importantes do século XIX. Suas coleções contam tanto a história do bairro como muito da história da cidade.
A casa também recebe exposições temporárias.
Endereço: Rua Dom Luis Lasanha nº 300 – Ipiranga
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10 às 15 h
Ingresso: Gratuito
@museuvazevedo


PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
O Parque de Independência é a principal opção de lazer gratuita no bairro do Ipiranga. Com diversas árvores e área verde, o parque é ótimo lugar para relaxar durante a semana.
Nos finais de semana o parque fica mais movimentado com grande público que usa a pista para esportes radicais como skate, patins entre outros, além dos saudosos carrinhos de rolimã.
Aos domingos há locação de carrinhos para os visitantes do museu e muitos aproveitam para fazer piqueniques nas sombras debaixo das frondosas árvores.
Endereço: Avenida Nazaré s/nº – Ipiranga
Horário: Todos os dias das 5 às 20 h
Ingresso: Gratuito


SEBO PURA POESIA
Outro atrativo bastante interessante e que não pode ficar fora do seu tour no bairro do Ipiranga é o Sebo Poesia que está localizado em um casarão da rua Costa Aguiar.
O estabelecimento mistura a venda de livros usados com mesinhas para tomar um café ou soda italiana, comer um bolo ou tomar um refrescante sorvete.
Aos fins de semana o local recebe a visita de clientes ávidos por livros se perdendo em meio ao enorme acervo e outros visitantes apenas querendo aproveitar o charmoso e bucólico ambiente.
Endereço: Rua Costa Aguiar nº 1.112 – Ipiranga
Horário: Quarta-feira a domingo das 11 às 19 h
Ingresso: Gratuito
@sebopurapoesia
SESC IPIRANGA
O SESC Ipiranga é um daqueles centros culturais que vale a visita, pois além dos belos jardins, na programação você encontra várias opções como: shows, exposições, oficinas, aulas e variados esportes.
Durante o período de férias escolares, é possível participar de diversas atividades no local, além da programação fixa como natação e hidroginástica.
Endereço: Rua Bom Pastor nº 822 – Ipiranga
Horário: Terça a sexta-feira, das 7 às 21:30 h, sábado das 10 às 20 h e domingo das 10 às 18:30 h
Ingresso: Gratuito
@sescipiranga
Onde comer no Bairro do Ipiranga e imediações
BISTRÔ CREATIVE GASTRONOMIA
Nas minhas andanças para descobrir cantinhos lindos, instagramáveis e culturais no Ipiranga, encontrei o Bistrô Creative Gastronomia, espaço bem pertinho do Museu do Ipiranga que além de garantir clicks baphônicos, garante uma das melhores gastronomias do bairro.


Lá você encontra: Almocinhos deliciosos, taças gourmet instagramáveis e exclusivas, cafezinhos, o melhor bolo de cenoura com caldinha quente de chocolate, drinks, lanches, porções e sobremesas!!!
Endereço: Rua Cipriano Barata nº 1942 – Ipiranga
Horário: Segunda a quarta-feira das 12 às 18:30 h, quinta a sábado das 12 às 19 h
@creativegastronomia
BOTECO SÃO JORGE
Bar acolhedor e tradicional que serve bolinhos, carnes e doces, além de chope e caipirinhas, desde 2008.
No local há opção de mesas externas, serve ótimos coquetéis, é muito bom para assistir esportes e se reunir com amigos e familiares. Aos sábados e domingos, o bar de esquina é um convite para uma tarde descontraída depois de visitar o Museu do Ipiranga.
Endereço: Rua Cipriano Barata nº 1.913 – Ipiranga
Horário: Terça-feira a sábado das 12 às 00 h, domingo das 12 às 18:30 h
@botecosaojorge1913


CITY BURGER
A City Burger, Cidade dos Hambúrgueres Tradicional American Burger está localizada bem pertinho do Museu do Ipiranga.
Por lá você encontra deliciosos hambúrgueres, beirutes, saladas, sobremesas e milk-shakes, em espaço descolado e muito acolhedor.
Endereço: Rua dos Patriotas nº 624 – Ipiranga
Horário: Todos os dias das 12 às 00 h
COMEDORIA SESC IPIRANGA
A Comedoria do Sesc Ipiranga oferece apenas itens de Cafeteria. O local não dispõe de restaurante e refeições não são servidas no local.
No cardápio com preços bastante acessíveis, além de cafés, sucos e cappuccinos você encontra saladinha de frutas, pão de queijo, bolos, sanduíche de carne desfiada preparado no pão ciabatta, sanduíche de berinjela marinada preparado no pão de miga, doce Sesc, doces caseiros, a deliciosa tortinha de abobrinha com shitake e cogumelo e muito mais gostosuras.
Endereço: Rua Bom Pastor nº 822 – Ipiranga
Horário: Terça a sexta-feira, das 7 às 21:30 h, sábado das 10 às 20 h e domingo das 10 às 18:30 h
@sescipiranga
DAMP SORVETERIA
A sorveteria mais tradicional do bairro serve sorvetes de sabores peculiares desde 1970. São mais de 100 sabores desenvolvidos pela própria loja, desde os mais tradicionais até alguns mais exóticos.
Acredite, além de sorvetes doces, na Damp você também encontra sabores salgados. Que tal passar por lá e experimentar um sorvete de gorgonzola com nozes ou manjericão com frutas vermelhas?
Endereço: Rua Lino Coutinho nº 983 – Ipiranga
Horário: te terça-feira a sábado das 10 às 20 h, domingos das 10 às 19 h
@dampsorvetes


HAMBURGUER DO SEU OSWALDO
O Hambúrguer do seu Oswaldo é um dos estabelecimentos mais tradicionais do bairro do Ipiranga. Essa lanchonete tem um estilo raiz onde é possível comer no balcão e até ver os lanches sendo preparados na chapa.
Os hambúrgueres do seu Oswaldo custam em torno de 30 reais e são muito gostosos, tanto que a casa está aberta e com grandes filas nos horários de pico desde 1966.
O diferencial dos lanches é o molho de tomate com receita secreta da casa que deixa o lanche bem saboroso e molhadinho.
Endereço: Rua Bom Pastor nº 1.659 – Ipiranga
Horário: Segunda-feira a sábado das 12 às 22 h
@hamburguerseuoswaldo


LA PIATTO DI CICCIO
O restaurante La Piatto di Ciccio é um espaço charmoso, instagramável, aconchegante, com saborosa comida italiana e sabores autênticos, o espaço perfeito para viver momentos únicos com pessoas especiais.
Nesse pedacinho da Itália, onde cada detalhe foi pensado para encantar; desde a iluminação suave ao aroma do molho artesanal você vai viver uma experiência gastronômica inesquecível!
Endereço: Av. Nazaré nº 300 Ipiranga
Horário: Almoço de terça a sexta-feira das 11 às 16 h sábado, domingo e feriado das 11 às 15h – Café da Manhã das 8 às 10:00 h
@lapiattodiciccio
MAGIC CHICKEN
Restaurante com ambiente familiar e tradicional no bairro do Ipiranga, bem pertinho do Museu e que vale a pena experimentar a deliciosa gastronomia e drinks.
Endereço: Avenida Nazaré nº 320 – Ipiranga
Horário: Todos os dias das 11:30 às 23 h
MUSEUM FOOD PARK
Localizado bem ao lado do Museu do Ipiranga, que dá nome ao espaço, o Museum Food Park foi inaugurado em setembro de 2016 e tem feito bastante sucesso.
Ao som de boa música ao vivo, o público pode desfrutar de opções de pratos, lanches e cervejas artesanais a preço justo logo depois de um passeio pelo bairro.
Endereço: Avenida Nazaré nº 186 – Ipiranga
Horário: Terça e quarta-feira das 12 às 22 h, quinta a domingo das 12 às 23 h
@museumfoodpark


NICO HAMBURGUERIA
Tradicional no Bairro do Ipiranga, a Nico Hamburgueria é um espaço temático divertidamente decorado com uma coleção de mais de dois mil brinquedos de época e itens que marcaram nossa infância onde você com toda certeza, irá deixar sua criança interior reviver muitas histórias.
Endereço: Rua Cisplatina nº 31 – Ipiranga
Horário: Terça a quinta-feira das 18 às 23 h, sexta das 12 às 15 h e das 18 às 23 h, sábado e domingo das 12 às 23 h
@nicohamburgueria
PADARIA GRÃO DO IPIRANGA
No coração do bairro do Ipiranga, bem pertinho do Museu, a Padaria Grão do Ipiranga é uma panificadora completa, onde você encontra desde pães especiais e bolos incríveis até um buffet de café da manhã, almoço e jantar de dar água na boca.
Endereço: Rua Bom Pastor nº 1.371 – Ipiranga
Horário: Todos os dias das 6:15 às 22 h
@graodoipiranga
PAELLAS PEPE
Gosta de gastronomia espanhola?
O Paellas Pepe é um dos melhores lugares para você degustar o que há de melhor da culinária espanhola. A casa oferece tradicionais pratos espanhóis com muito jamón e porções enormes da deliciosa paella.
E como sempre pode ficar melhor, aos finais de semana você se sentirá em Sevilha sem sair do sudeste da cidade de São Paulo, ao assistir as apresentações de flamenco no Paellas Pepe.
Endereço: Rua Bom Pastor, 1660 – Ipiranga
Horário de funcionamento: Terça a quinta, das 19h30 às 23h30 | Sexta, das 12h às 15h e das 19h30 à 00h | Sábado, das 12h às 16h e das 19h30 à 00h | Domingo, das 12h às 17h
@paellaspepe
QUINKAS BAR
O melhor da culinária de boteco acompanhado da melhor cerveja puro malte de fabricação própria você encontra no Quinkas Bar. O espaço conta com uma área muito ampla, agradável e aconchegante.
E como sempre pode ficar melhor, você ainda vai curtir incríveis shows de Rock e Karaokê aos domingo.
Endereço: Rua Lord Cockrane nº 625 – Ipiranga
Horário: Quinta-feira das 18 às 1:00 h, sexta e sábado das 12 às 01:00 h, domingo das 12 às 21 h
@quinkasbaripiranga
SEBO PURA POESIA
No casarão da Rua Costa Aguiar o estabelecimento mistura a venda de livros usados com mesinhas para tomar um café ou soda italiana, comer um bolo, um lanche ou tomar um refrescante sorvete.
Aos fins de semana o local recebe a visita de clientes ávidos por livros se perdendo em meio ao enorme acervo e outros visitantes apenas querendo aproveitar o charmoso e bucólico ambiente.
Endereço: Rua Costa Aguiar nº 1.112 – Ipiranga
Horário: Quarta-feira a domingo das 11 às 19 h
@sebopurapoesia


SEU QUINTAL COMEDORIA
O restaurante Seu Quintal Comedoria é um espaço charmoso, instagramável, aconchegante, com saborosa comida contemporânea, sucos naturais, sobremesas deliciosas e café especial, local perfeito para viver momentos únicos com pessoas especiais.
E como sempre pode ficar melhor, o espaço está localizado bem pertinho do Museu do Ipiranga!
Endereço: Rua Costa Aguiar nº 1.261 – Ipiranga
Horário: Terça-feira a domingo das 12 às 16 h
@seuquintal


SISSI CAFÉ BOUTIQUE
A melhor e mais linda cafeteria que fui na vida!
Estou falando da Sissi Café Boutique! Espaço charmoso com variado cardápio de bebidas quentes e frias, café especial e diferentes métodos de coagem.
Para comer, dentre muitas gostosuras, a cafeteria te surpreende com o bolo de noiva pernambucano, receita clássica feita com ameixa e vinho do porto na massa, coberto de glacê azedinho, iguaria essa que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.
O empreendimento de iniciativa do casal André e Simone, a Sissi, dois apaixonados por café, deu vida a um projeto de aposentadoria quando eles resolveram reformar a antiga casa de infância de André em um aconchegante espaço para receber o público.


Acredite! A decoração do ambiente faz parte do acervo pessoal do casal e tem estilo próprio, misturando elementos vintages, retrô e moderno, sendo funcionais todos os objetos que lá se encontram.
O QUINTAL!! Ah… Esse ambiente é uma paixão à parte! Piso caquinho, árvore, muitas plantas, móveis de jardim e varal de luzes, o que não falta é cenário para clicks baphônicos.
Impossível não destacar a quantidade de objetos afetivos, riqueza de detalhes e a louça que é DI VI NA!
Endereço: Rua Coronel Diogo n° 573 – Jardim da Glória
Horário: Quarta, quinta e sexta-feira das 12 às 19 h, sábado e domingo das 10 às 19 h
@sissicafeboutique
BAIRRO DA LIBERDADE
Onde ir no Bairro da Liberdade
Um dos maiores pontos turísticos da cidade São Paulo, o bairro da Liberdade é também a maior comunidade japonesa fora do Japão. Além dos japoneses, as colônias coreana e chinesa também emprestaram suas características para que aquela região seja, atualmente, considerada um pedaço da Ásia no Brasil.
A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908, com a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos. O início da caracterização da Liberdade como bairro típico do país oriental se deu no ano de 1912, quando os primeiros visitantes começaram a se fixar na Rua Conde de Sarzedas.


PRAÇA DA LIBERDADE
Na Praça da Liberdade, você pode aproveitar a famosa Feira da Liberdade aos fins de semana para provar comidas orientais (yakissoba, takoyaki) e comprar artesanato.
Nos outros dias, vale a pena explorar seu entorno, visitando o Museu da Imigração Japonesa, o Jardim Oriental, tirando fotos no Viaduto Cidade de Osaka, e conhecendo lojas de produtos asiáticos e galerias. A praça também é palco de festivais culturais, como o Ano Novo Chinês.
Endereço: Praça da Liberdade – Liberdade
Horário: Todos os dias – 24 h
Ingresso: Gratuito


FEIRA DA LIBERDADE
Inaugurada em 1975, a Feira da Liberdade foi criada com o objetivo de expor trabalhos dos imigrantes orientais e mostrar um pouco mais da cultura japonesa para o público brasileiro.
A feira é uma ótima opção para passear no fim de semana gastando pouco. Por lá os visitantes encontram uma grande diversidade de produtos à venda, como bolsas, calçados, roupas, bijuterias, enfeites, quadros, entre outros. Além disso, também há instrumentos musicais, plantas e outros objetos curiosos da cultura oriental.
Endereço: Praça da Liberdade, nº 80 – Liberdade
Horário: Sábado e domingo das 9:30 às 18 h
Ingresso: Gratuito
@feiradaliberdade
TEQUILAS KARAOKÊ
Para quem gosta de cantar, os tradicionais karaokês japoneses são a melhor opção. Geralmente, esses espaços trazem salas aconchegantes e reservadas, à prova de som, onde você pode soltar a voz sem medo e sem distrações.
Um exemplo de karaokê asiático na Liberdade é o Tequila’s Karaokê. Com um ambiente cheio de luzes neon, é o local perfeito para um rolê descolado e super instagramável.
Endereço: Rua da Glória nº 543 – Liberdade
Horário: Segunda a quinta-feira das19 às 03 h Sexta e sábado das 19 às 5 h
@karaoketequilasoficial


CAPELA SANTA CRUZ DAS ALMAS DOS ENFORCADOS
O bairro da Liberdade abriga locais históricos como a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados. O templo tem origem em 1821, após o enforcamento de Chaguinhas, cuja corda rompeu duas vezes, gerando comoção e devoção popular.
Uma capela foi construída no local e manteve o nome “Santa Cruz dos Enforcados”, sendo organizada pela Irmandade de Santa Cruz. A igreja atual foi inaugurada em 1926 e passou por reformas em 1958, adquirindo suas configurações atuais.
Endereço: Praça da Liberdade nº 238 – Liberdade
Horário: Segunda a sexta-feira das 7 às 18 h Sábado e domingo das 8 às 13 h
Ingresso: Gratuito
@capela_santacruzdasalmas


JARDIM ORIENTAL
O Jardim Oriental da Liberdade vale a visita para quem está de passagem pelo bairro. Apesar de pequeno, o espaço representa um respiro verde em meio ao concreto da cidade.
No Jardim Oriental é possível apreciar o paisagismo e vegetação típicos do Japão, além de um lago artificial com carpas. Em alguns dias há uma feirinha gastronômica com comidas típicas dentro do Jardim.
Endereço: Rua Galvão Bueno, nº 72 – Liberdade
Horário: Todos os dias das 10 às 16 h
Ingresso: Gratuito
PORTAL TORI DA RUA GALVÃO BUENO
O Portal Torii da Rua Galvão Bueno é um imponente monumento vermelho de nove metros de altura que simboliza a entrada para um santuário xintoísta, representando a transição do mundo físico para o sagrado. Localizado próximo ao Jardim Oriental, é um dos principais pontos turísticos do bairro.
Curiosidade: No Japão, o torii (ou pórtico) marca a entrada de áreas sagradas, e a cor vermelha é tradicionalmente usada para afastar doenças e infortúnios.
Endereço: Rua Galvão Bueno, nº 38/198 – Liberdade
Horário: Todos os dias – 24 h
Ingresso: Gratuito


MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
O museu possui o maior e mais completo patrimônio relacionado à história da imigração japonesa no Brasil, com 97.000 itens divididos em três andares do edifício da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), que fundou e preserva o Museu há 44 anos.
Em 2018, foi realizada a primeira etapa da modernização e introduzindo recursos modernos de multimídia para proporcionar bastante interatividade, para que todos pudessem acessar diferentes itens do acervo de maneira intuitiva.


Endereço: Rua São Joaquim nº 381 – Liberdade
Horário: Terça a domingo das 10 às 16 h
Entrada gratuita às quartas-feiras
@museumhjib
CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS AFLITOS
Localizada no bairro da Liberdade, a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos é um marco histórico construído por volta de 1775-1779 sobre o primeiro cemitério público da cidade, destinado a escravizados, indígenas e condenados à forca.
Símbolo de resistência negra, o local abriga memórias de dor e fé, sendo importante ponto de memória da população africana e afrodescendente. Acredite, escavações arqueológicas em 2018 confirmaram ossadas no local.
Endereço: Rua dos Aflitos nº 70 – Liberdade
Horário: Todos os dias das 9 às 16 h
@aflitos.unamca


CÁPSULA SHOP
A loja Cápsula Shop é um verdadeiro ponto turístico! Um espaço cheio de cores, cantinhos instagramáveis e produtos exclusivos que você não vai encontrar em outro lugar.
Os produtos dessa icônica loja são pensados nos detalhes e com carinho, desde a escolha dos tecidos até as modelagens e estampas. A qualidade dos produtos Cápsula pode ser sentida no toque de cada peça!
E como sempre pode ficar melhor, na Cápsula Shop além das mais instagramáveis fotos, você encontra uma equipe para te ajudar a achar aquela camiseta que você nem sabia que precisava!
Endereço: Rua dos Aflitos nº 9 – Liberdade
Horário: Aberta todos os dias das 10 às 18h
Ingresso: Gratuito
@capsulashop


KOREA MART
Popular mercado especializado em produtos coreanos. Oferece uma grande variedade de alimentos, doces, bebidas, itens de papelaria, maquiagens e utensílios domésticos, incluindo produtos temáticos de K-pop.
A loja é dividida em dois andares, com o térreo focado em alimentos e o segundo andar com utilidades domésticas e itens temáticos, incluindo um espaço para o grupo BTS.
Acredite, a loja é conhecida como um local instagramável que proporciona uma experiência autêntica de imersão na cultura coreana no coração da cidade.
Endereço: Rua dos Estudantes nº 41 – Ipiranga
Horário: Todos os dias das 8 às 18 h
Ingresso: Gratuito
@kmart.sp
TEMPLO LOHAN
Fundado em 1995 como uma instituição de ensino, o Templo Lohan está empenhado em produzir conteúdo de qualidade relacionado ao Budismo, Kung Fu, Medicina Tradicional, Arte, Filosofia e Literatura Chinesa.
Além de belo jardim com estátuas budistas e portal torii, o Lohan conta com um minimuseu com grande acervo de objetos chineses e no tour guiado todas as explicações de cada objeto exposto é repassada.


Endereço: Rua Conselheiro Furtado nº 445 Liberdade
Horário: Segunda a quinta das 10 às 21h e aos sábados das 10 às 18h
Ingressos para visitação e aulas no site do Templo Lohan
www.templolohan.com
@templolohan
Onde comer no Bairro da Liberdade
RESTAURANTE BENTÔ HOUSE
Ambiente simples, decorado com fotos de época, mesinhas dispostas na calçada e comida típica oriental. Esses são os principais ingredientes do restaurante Bentô House.
Durante o almoço, o restaurante funciona no sistema por quilo, oferecendo pratos típicos orientais, tanto da culinária japonesa quanto da chinesa, além de algumas especialidades brasileiras, como a famosa feijoada, servida às quartas-feiras e aos sábados.
No jantar, a casa oferece uma grande variedade de pratos à la carte. Entre as especialidades, pratos típicos das culinárias japonesa e chinesa, como yakissoba, bifum, frango xadrez, frango ao molho de gengibre, gyosa, harumaki, sushi, sashimi, temaki e teppanyaki.
Endereço: Praça da Liberdade nº 266 – Liberdade
Horário: Rodos os dias das 11:30 às 22 h
@bentohouseliberdade


COFF SELFIE
Na ativa desde 2020, a Coffee Selfie encanta os clientes da Liberdade com uma proposta singular e deliciosos lanchinhos.
Acredite, esta cafeteria super instagramável imprime a sua foto na espuma do café.
Além da bebida personalizada, a casa também oferece outros tipos de cafés, frapês, sucos e chás gelados. Para acompanhar, o cardápio conta com várias opções de comidinhas, incluindo deliciosos pães, salgados, bolos, brigadeiros e sobremesas. Ou seja, os melhores acompanhamentos para o seu momento de fama.
Endereço: Rua Thomaz Gonzaga nº 107 – Liberdade
Horário: Todos os dias das 9 às 20 h
@coffeeselfie_sp


HELLO KITTY AND FRIENDS 2D BY EAT ASIA
No coração do vibrante bairro Liberdade, o Eat Asia se destaca como um destino gastronômico para famílias. Este é o primeiro restaurante temático da icônica Hello Kitty na América Latina, um espaço que combina a magia da cultura japonesa com a sofisticação da culinária asiática.
Desde sua inauguração, o Eat Asia tem atraído visitantes em busca de um ambiente acolhedor e divertido.
Endereço: Rua Américo de Campos nº 118 – Liberdade
Horário: Segunda a sexta-feira das 12 às 20 h Sábado e domingo das 8 às 20 h
@ hellokitty2d_eatasia


89ºC COFFEE STATION
Localizada no bairro mais oriental de São Paulo, a 89°C Coffee Station tem em seu variado cardápio, novidades que vão do espanto a admiração.
Seus doces são baseados na confeitaria japonesa moderna, com influência europeia. Desta mistura, surgem criações delicadas no sabor, com o toque da estética japonesa.
Entre muitas variedades de doces, se destaca o famoso bolo de melão, e nos quitutes salgados a deliciosa e disputada coxinha de catupiry.
No menu de bebidas com café, o cliente pode desfrutar da experiência e influência oriental, com o Japanese Drip Coffee, coado com a técnica japonesa de extração do café especial.
Endereço: Praça da Liberdade nº 169 – Liberdade
Horário: Segunda a sábado das 7:30 às 20 h Domingo das 7:30 às 19:30 h
@89coffeestation
MOEMA e IBIRAPUERA
Localizado no coração da Zona Sul de São Paulo, Moema é um bairro nobre e ideal para quem quer morar em um lugar privilegiado da capital paulista, próximo ao Centro, ao Parque Ibirapuera e às principais vias da cidade.
O local se destaca por possuir uma excelente infraestrutura e por ser um importante polo econômico da cidade. Tudo isso, com estrutura completa em comércio e serviços, mas sem perder a tranquilidade de um bairro residencial, familiar e com ar de interior.
Onde ir no Bairro de Moema
PARQUE DO IBIRAPUERA
O Parque Ibirapuera é um dos mais famosos da capital paulista. Considerado o quintal dos paulistanos, encanta pela natureza e pela variedade de atrações gratuitas.
O local é perfeito para andar de bicicleta, skate, correr ou fazer um piquenique. O visitante ainda tem opções de passeios, como o Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, e a Fundação Bienal, dentre outros.
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Moema
Horário: Todos os dias das 5 às 23 h
Recomendação: Verifique sempre o site oficial da Prefeitura de São Paulo para conferir os horários atualizados
Ingresso: Gratuito
O que fazer no Parque Ibirapuera
CAMINHADAS MONITORADAS
Para quem gosta de conhecer a fundo o local, é possível fazer visitas monitoradas com o pessoal da ONG Parque Ibirapuera Conservação. São 3 tipos de caminhadas que duram cerca de 2:30 h.
• Descobrindo o Ibirapuera (curiosidades, visita geral e monumentos)
• Identificação de árvores
• Observação de aves
ANDAR DE BICICLETA
O parque conta com vias asfaltadas e trilhas para quem gosta de uma boa corrida ou andar de bicicleta. O trajeto pelas principais vias de bicicletas soma cerca de 3 km e uma volta pelas trilhas chega a 6 km.
O parque também conta com quadras de basquete, vôlei, futsal, pista de cooper, local para slackline e muito mais.
PARQUINHO
O local conta com um enorme parquinho com brinquedos de madeira e ferro para a diversão das crianças. Há também um espaço exclusivo e cercado para os menorzinhos. Nos fins de semana, também acontecem diversas atrações culturais voltadas para as crianças.
MONUMENTOS
São vários os monumentos espalhados pelo parque, sendo os mais emblemáticos e visitados:
• Obelisco do Ibirapuera: símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, com 72 metros de altura em mármore travertino.
• Monumento às Bandeiras: é conhecido como empurra-empurra e representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país.
• Monumento a Pedro Álvares Cabral: uma escultura de 5 metros em bronze que homenageia os 500 anos de descobrimento do Brasil.
AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Inaugurado em 2005 e desenhado por Oscar Niemeyer, o local conta com 800 lugares dedicados a atividades culturais, com programação musical semanal. No fundo do prédio, voltado para um grande gramado, há um palco utilizado em apresentações ao ar livre.
Horário: Sexta e sábado das 13 às 22 h e aos domingos das 13 às 20 h.
@audibira
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO
O MAM é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e atualmente conta com mais de 5 mil obras de arte divididas entre pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações, com diversas exposições sazonais.
Horário: Terça a domingo, das 12 às 18 h.
@mamsaopaulo
MUSEU AFRO BRASIL
Inaugurado em 2004, o museu conserva em 11 mil m² um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII até os dias de hoje.
Endereço: Parque Ibirapuera – Portão 10
Horário: Terça a domingo das 10 h às 17h – Grátis às quartas
@museuafrobrasil
OCA
O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca, é um pavilhão de exposições localizado no Parque do Ibirapuera. Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, o local foi inaugurado em 1954 e conta com um espaço enorme para exposições sazonais.
Endereço: Parque do Ibirapuera – Portões 2 e 3
Horário: Terça à domingo das 10 às 17 h
A entrada costuma ser gratuita, mas é preciso acompanhar a programação no site para garantir um local.
@ocapavilhao

PLANETÁRIO PROFESSOR ARISTÓTELES ORSINI
O planetário fica dentro do Parque do Ibirapuera, em uma construção que se assemelha a um disco voador. O local promove sessões com exibições de imagens simulando o céu noturno, onde os visitantes podem observar as constelações e os planetas. Além disso, o espaço também conta com atividades educativas sobre astronomia.
Horário: Consultar no @ibirapueraplanetario
Ingresso: Inteira R$ 36,00 Meia entrada: R$ 18,00 – No site
PRÉDIO DA BIENAL
O Pavilhão Ciccillo Matarazzo é desde 1957, o palco de uma das mais importantes exposições de arte do mundo: a Bienal de São Paulo. O prédio é um verdadeiro ícone da arquitetura modernista brasileira projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Além da Bienal de arte, o prédio abriga diversas exposições e feiras ao longo do ano.
Horário: Terça a domingo das 10 às 18 h
@bienalsaopaulo
PAVILHÃO JAPONÊS
Doado pela colônia japonesa no 4º centenário da cidade de São Paulo, o Pavilhão Japonês é um local inspirado no palácio Katsura, em Quioto. É um ótimo passeio para quem gosta de jardins e lugares calmos para sair da rotina.
Horário: Quarta-feira a domingo das 10h às 17h.
Ingresso: A partir de R$ 7,00
@pavilhao_japones

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
O local conta com um rico acervo de obras de renomados autores como: Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma incrível coleção de arte italiana do começo do século XX.


Do alto do prédio do museu tem um restaurante, o Vista São Paulo, com uma vista deslumbrante, que fica melhor ainda quando visitado no pôr do sol.
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral nº 1301 – Ibirapuera
Horário: Terça a domingo das 10 às 21 h com entrada gratuita
Ingresso: Gratuito
@mac_usp


RUA NORMANDIA
Localizada em Moema, esta rua escondida em São Paulo, que parece ter saído de um vilarejo europeu se destaca pelas casas charmosas em estilo francês, com telhados íngremes, calçadas amplas e um calçamento de paralelepípedo, característica rara na capital paulista atualmente.
Acredite, dentre tantas ruas em São Paulo, a Normandia é, sem dúvida, uma das mais charmosas e especiais. Afinal, o local une tradição, moda e cultura, encantando tanto moradores quanto visitantes, especialmente no Natal, época em que se transforma em uma atração imperdível!
Endereço: Rua Normandia – Ibirapuera
Horário: Todos os dias – 24 h Ingresso: Gratuito
Onde comer no Bairro de Moema
GUSTO CUCINA
Restaurante italiano que oferece entradas imperdíveis, como carpaccio com rúcula e parmesão, burrata com confit de tomate cereja e bruschetta al pomodoro. As opções de massas frescas incluem penne com ragu e espaguete à carbonara, além de sobremesas, como panna cotta com calda de frutas vermelhas cítricas.
Endereço: Avenida Iraí nº 176 – Moema
Horário: Segunda a sexta-feira das 11:30 às 15 h e das 18:30 às 23 h Sábado das 12 às 23:30 h Domingo das 12 às 22 h
@gustomoema


SELVAGEM RESTAURANTE
O Selvagem Ibirapuera explora cozinha de fogo com espírito livre, centrada em brasa, lenha e fermentações. O menu muda conforme a estação, destacando vegetais assados, grelhados suculentos, peixes preparados na parrilla e molhos vivos, com acidez e frescor.
A proposta valoriza ingredientes locais e técnicas ancestrais, trazendo rusticidade refinada ao prato. O ambiente integra natureza e design, com serviço descontraído e atento, ideal para refeições sem pressa.
Endereço: Avenida Quarto Centenário nº 454 – Portão 5 do Parque Ibirapuera
Horário: Segunda das 13 h às 16 h – Terça a quinta das 12 às 16 h e das 19 às 23:30 h – Sexta a sábado das 12 às 00 h – Domingo das 12 às 17 h
@selvagemibirapuera
GAJOS MOEMA
Como um bom restaurante português, o Gajos Moema oferece petiscos, como bolinhos de bacalhau e sardinha portuguesa assada. Experimente, também, o arroz com polvo, lula, mexilhões e camarões, além da carta de vinhos tintos e brancos.
Endereço: Alameda dos Arapanés nº 1307 – Indianópolis
Horário: Segunda a quinta-feira das 12 às 15:30 h e das 19 às 23 h Sexta-feira das 12 às15:30 h e das 19 às 00 h Sábado das 12 às 00 h Domingo das 12 às 22 h
@restaurantegajos
https://www.instagram.com/restaurantegajos/
TONTON JAZZ
Para aproveitar noite adentro, o Tonton Jazz, inspirado nos pubs de Nova Orleans tem uma programação musical ao vivo com apresentações de MPB, rock, blues, jazz e pop rock. O menu oferece 12 tipos de uísque, petiscos como, bolinho de mandioca com carne seca, mandioca frita e tábua de frios.
Endereço: Alameda dos Pamaris nº 55 – Moema
Horário: Terça e quarta-feira das 19 às 00 h Quinta-feira das 19 às 01 h Sexta-feira das 19 às 02 h Sábado das 19 às 02 h Domingo das19 às 00 h
@tontonjazzmusic


VISTA SÃO PAULO – NO ALTO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Localizado no terraço do Museu de Arte Contemporânea, o Vista Ibirapuera é um restaurante que une alta gastronomia brasileira contemporânea a uma das vistas mais privilegiadas da cidade de São Paulo.
O menu apresenta pratos autorais que resgatam o sabor das raízes brasileiras e valorizam ingredientes de todas as cinco regiões do país. Cada criação traduz a diversidade da culinária nacional com técnica, elegância e apresentações marcantes.
Reconhecido por unir excelência gastronômica à paisagem urbana de São Paulo, o Vista Ibirapuera proporciona uma experiência completa, onde a alta cozinha brasileira contemporânea encontra arquitetura, cultura e hospitalidade em um dos pontos mais emblemáticos da cidade.
Endereço: Avenida Pedro Alvares Cabral nº 1301 – 8º andar – Ibirapuera
Horário: Menu Executivo e Autoral de terça a sexta das 12 às 16 h Jantar de terça a sábado das 19 às 23 h Sábado das 12 às 17 h e das 19 às 23 h Domingo das 12 às 17 h
@vistaibirapuera
O BURGUER
Da paixão pela gastronomia e com o desafio de proporcionar uma experiência diferente para um público hoje, cada vez mais exigente, nasceu ‘O’ BURGUER.
Dedicado à cozinha contemporânea, depois de muitos cursos e laboratório na cozinha, desenvolveu um cardápio completo, que conta com delicias elaboradas através a seleção dos melhores ingredientes. As receitas que apresentam o delicado equilíbrio dos sabores e que são únicas, surpreende em sabor e inovação, reforçado o conceito de surpreender e trazer uma experiência nova a cada mordida.
A principal característica do “O Burguer” é todos os pratos esbanjarem ingredientes em combinações muito inusitadas.
Endereço: Avenida Moacir nº 806 – Moema
Horário: Domingo à quinta das 12 às 23 h Sexta e sábado das 12h às 24 h
@oburguer
| Você gosta das minhas dicas? Então aproveita e segue também @sandra.lucia.viagens no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real! |
Leia também aqui no SLViagens:
• Rio de Janeiro: 55 pontos turísticos para você incluir no seu roteiro
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do SLV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Sandra Lucia Viagens sempre atualizado!
- Hospedagem
- Passeios e ingressos
- Chip Internacional
- Seguro Viagem
- Estacionamento Aeroporto de Guarulhos
- Aluguel de carro

Wanderlust sempre! Estou sempre programando e pronta para uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a próxima!




























































































































