Blog Sandra Lucia Viagens

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que fazer em Cusco: Conheça as maravilhas do Império Inca

Já conhece Cusco?

Se você está pensando em realizar aquela viagem incrível para um dos destinos mais fascinantes do mundo, aproveitando aqueles dias de férias ou até mesmo em um feriado prolongado, está no lugar certo!

 

Neste post vou dar motivos e dicas de sobra para você fazer um dos roteiros mais clássico e maravilhoso para curtir as ruínas Incas, com todo conforto e praticidade.

 

Bóra conferir?!

 

Maravilha do Mundo

A cidade de Cusco, localizada no Peru abriga uma das mais singulares maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas.

 

Ter o privilégio de conhecer pessoalmente este lugar é uma experiência única, inesquecível, algo para a vida toda. E está aqui em Cusco, bem pertinho do Brasil.

 

Caso você disponha de mais dias, que tal dar uma “esticada” e conhecer também Lima, a capital peruana? Para te ajudar no planejamento, veja as informações sobre Lima AQUI no SLViagens.

O que você precisa saber antes de ir para Cuscu

Chá de coca em Cusco

Combate ao Mal da Altitude
Machu Picchu está localizada a uma altitude elevada, o que pode causar desconfortos como tonturas e cansaço, devido à soroche, ou seja, ao mal da altitude. No entanto, existem medidas que você pode tomar para minimizar esses sintomas:

• Mantenha-se hidratado
• Evite álcool e cigarros
• Opte por refeições leves
• Evite atividades físicas intensas
• Experimente chá de coca

 

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório seguro viagem para entrar no Peru, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia, pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

 

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

No site Seguros Promo, você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos valores dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo-benefício para sua viagem.
Contrate AQUI o seu seguro viagem com 15%  de desconto, utilizando o cupom SLDESCONTOS

 

SLDICAS
Devido ao mal de altitude, no seu primeiro dia em Cusco, é aconselhável que seu roteiro inclua passeios leves pela cidade para ambientação.

 

Aproveite para andar pelo centro de Cusco, conhecer Praça das Armas, a Catedral de Cusco, os mercados de roupa que estão ao longo da Avenida Del Sol a caminho para Museu do Qorikancha e seus belos jardins!!!

 

O que fazer em Cusco em 4 dias

Dia 1
Plaza de Armas
Igreja e Mirador de San Cristobal
Aqueduto Sapantiana
Bairro de San Blas
Plaza San Blas
Rua Siete Borreguitos
Pedra dos 12 Ângulos
Plaza San Francisco
Arco de Santa Clara
Mercado de San Pedro

 

Dia 2
Vale Sul de Cusco
Sítio Arqueológico de Tipon
Grupo Arqueológico de Pikillaqta
Andahuaylillas
Morada De Los Dioses

 

Dia 3
Machu Picchu

 

Dia 4
Montanha das Sete Cores

 

SLDICAS
Programe sua viagem com antecedência lembrando que os dois principais meses são junho e julho, principalmente junho, devido a famosa festa Inti Raymi, que acontece todo dia 24 deste mês e lota as ruas da cidade de Cusco para celebrar o Deus Sol, a principal divindade inca.

 

Plaza de Armas

Este era o centro administrativo e religioso da cidade, durante a era incaica era também um centro cerimonial de adoração aos mortos, chamado de Huacaypata. Os espanhóis, por sua vez, construíram igrejas e outros centros em cima das antigas estruturas.

 

Atualmente, nos arredores da Plaza de Armas se encontram os melhores restaurantes, cafés, lojas, agências e muito mais. A praça também é palco de festas religiosas e cerimônias importantes.

 

Igreja de San Cristóbal - Cusco Mirante de San Crstóbal - Cusco

Igreja e Mirador de San Cristóbal

A igreja de San Cristóbal de Cusco é um dos templos cristãos mais famosos por situar-se no alto da cidade, em um antigo lugar inca, conhecido como Colcampata.

 

A escultura principal do templo é o Padrão de San Cristóbal, que sai em procissão pela cidade, durante o Corpus Christi. O recinto inclui pinturas da escola cusqueña (arte colonial), assim como de um altar decorado com folha de ouro. A igreja está incluída no Circuito Turístico Religioso do Cusco.

 

No mesmo espaço, você encontra também, o Mirador de San Cristóbal, de onde poderá desfrutar de vistas panorâmicas da impressionante paisagem urbana, com os picos nevados dos Andes como pano de fundo.

 

Aqueduto Sapantiana - Cusco

Aqueduto Sapantiana

Na cidade de Cusco você respira história ao passar por suas ruas e praças, templos e inúmeros sítios arqueológicos. Além de tudo, nos últimos tempos ganhou importância o aqueduto colonial de Sapantiana, que durante anos foi negligenciado e escondido. Agora, pela primeira vez em muito tempo, pode ser visitado durante uma curta caminhada pelos antigos bairros de San Cristóbal e San Blas.

 

O Aqueduto Sapantiana é uma arquitetura hidráulica colonial construída às margens do rio P’ujru, construção essa, que foi promovida pela ordem dos Jesuítas e pelo conselho de Cusco, entre os séculos XVII e XVIII.
Trata-se de uma muralha colonial construída em arcos de quatro níveis, provavelmente com elementos líticos da huaca Sapantiana localizada a poucos metros de distância. Antes de 1950, a água ainda corria pelo canal acima.

 

A água era para consumo da cidade do vice-reinado. Hoje nada mais é do que um vestígio de anos passados que sobrevive e resiste ao tempo.

 

Bairro de San Blas

Conhecido como o bairro dos artistas, você não pode deixar de conhecer o charmoso Bairro de San Blas com suas ruas de paralelepípedos e suas casas coloniais que abrigam muitos ateliês de artesãos locais, galerias de arte e cafés acolhedores onde você pode relaxar após um dia de exploração.

Plaza de San Blás - Cusco

Plaza San Blas

A poucos passos da “Rua Siete Borreguitos” fica a emblemática Plaza San Blas, um lugar onde história e cultura se unem em harmonia. Não deixe de admirar a impressionante Igreja de San Blas, famosa por seu belo altar esculpido em madeira e sua arquitetura colonial.

 

A praça também abriga uma variedade de oficinas de artistas locais e lojas de artesanato, onde você pode encontrar obras de arte autênticas e lembranças para levar para casa.

 

Rua Siete Borreguitos

Bem no coração da antiga cidade de Cusco, encontra-se um tesouro escondido entre as estreitas ruas de paralelepípedos e os vibrantes mercados.

 

Esta rua pitoresca, com seu nome curioso que revive a tradição local, tem uma história fascinante que remonta séculos atrás.

 

Diz a lenda que ela deve seu nome a uma antiga história transmitida de geração em geração entre os habitantes locais.

 

Conta-se que, há muito tempo, um pastor da região tinha sete valentes e leais carneiros que o acompanhavam para pastorear nas encostas das montanhas próximas. Um dia, durante uma tempestade inesperada, o pastor se perdeu na densa neblina, mas seus fiéis carneiros o guiaram de volta para casa são e salvo.

 

Em homenagem à sua coragem e lealdade, o pastor decidiu nomear a rua principal de sua cidade “Siete Borreguitos”, como um tributo eterno aos seus amigos peludos.

 

Com suas encantadoras casas coloniais, sacadas floridas e pequenas lojas de artesanato, esta rua tem sido o cenário de momentos que perduram na memória coletiva da cidade imperial ao testemunhar inúmeros eventos históricos e culturais que moldaram a identidade de Cusco.

 

Pedra dos 12 Ângulos - Cusco

Pedra dos 12 Ângulos

Um dos lugares mais fotografados pelos turistas que visitam a cidade de Cusco é a Pedra dos 12 Ângulos. Acredite, como o próprio nome sugere, esta rocha tem doze cantos polidos de forma que se encaixem perfeitamente com as outras pedras da parede inca.

 

A “pedra famosinha” fica na Rua Hatun Rumiyoq, a poucos passos da Praça principal e é facilmente identificada, pois um homem com roupas Inca conhecido como ‘o Inca que protege a pedra’ estará por lá.

 

Plaza San Francisco

A Plaza San Francisco é uma das mais bonitas que você pode encontrar no centro histórico de Cusco. Ela apresenta um grande número de plantas nativas que se destacam no jardim bem cuidado e também possui uma bela piscina em um de seus cantos.

 

No passado, esse espaço fazia parte da Huacaypata ou Plaza de Armas de Cusco, juntamente com outras praças, como Espinar e Regocijo. Entrementes, devido à construção de mansões e igrejas coloniais, elas foram divididas e, atualmente, cada uma delas é visitada diariamente.

 

Arcos de Santa Clara - Cusco

Arco de Santa Clara

Símbolo da Confederação Peru-Bolívia, o Arco de Santa Clara foi construído em 1835 a pedido de Mariscal Andrés de Santa Cruz, para celebrar a união do Peru e da Bolívia.

 

O projeto deste arco é muito bonito e, segundo o arquiteto José García Bryce, pode ser considerado o arco republicano mais bonito do Peru.

 

Mercado de San Pedro

Ambiente animado e coloridíssimo, o Mercado de San Pedro, um dos maiores e mercados de Cusco, é um verdadeiro banquete para os sentidos, com barracas cheias de produtos frescos, ervas aromáticas, têxteis coloridos e deliciosas comidas tradicionais.

 

Não perca a oportunidade de experimentar uma autêntica chicha morada ou uma empanada recém-assadano no Mercado de San Pedro!

 

Vale Sul de Cusco

Este lugar encontra-se, como o nome diz, ao sul da cidade de Cusco, abrangendo, mais precisamente, as localidades de Tipón, Urcos e Quispacanchi, formando um conjunto de restos pré-incas, incas e coloniais. São sítios arqueológicos carregados de histórias de civilizações muito antigas.

 

Sítio Arqueológico de Tipon

Tipón É uma cidade de lindas e admiráveis fontes de águas que constituem um dos complexos arqueológicos mais importantes que se encontram localizados dentro da cidade de Cusco.

 

Grupo Arqueológico de Pikillaqta

Este é um centro arqueológico pré-inca. Seu nome vem do Quechua, que significa “povo de pulgas”. A cidade é caracterizada por seus níveis de construção de pedra, cal e gesso.

 

Hoje, Pikillaqta apresenta características de um grande centro urbano correspondente ao império Wari, com mais de mil construções entre praças, colcas, que eram “praças de alimentos”, vivendas, templos. Constituía-se, por la´, largas e estreitas ruas com edifícios com altura de mais ou menos 4 andares.

 

Igreja chamada “San Pedro”, um templo colonial conhecido como “Capilla Sixtina de América” em Cusco

Andahuaylillas

Tradicional povo localizado na província de Quispacanchi, típica vila andina do tempo colonial, de arquitetura do século XVII e XVII. A praça central de armas conta com uma igreja chamada “San Pedro”, um templo colonial conhecido como “Capilla Sixtina de América”, por sua maravilhosa arte religiosa, expressada por pinturas no teto em paredes de estilo barroca.

 

A Morada dos Deuses ou Apukunaq Tianan - Cusco A Morada dos Deuses ou Apukunaq Tianan - Cusco A Morada dos Deuses ou Apukunaq Tianan - Cusco

Morada De Los Dioses

A Morada dos Deuses, ou Apukunaq Tianan (em quíchua), é uma atração turística moderna composta por várias esculturas de pedra que chegam a 8 metros de altura. Está localizada a apenas 12 quilômetros da cidade de Cusco.

 

A visita é uma viagem mágica aos símbolos e figuras mais representativas da cultura inca.

 

Acredite, essa é uma das atrações turísticas mais recentes de Cusco e se refere a dezenas de esculturas dedicadas aos deuses incas e andinos. No local existem monumentos esculpidos em pedra no meio da natureza, como a Pachamama (mãe terra), o puma (simboliza o mundo terreno ou kaypacha), rostos de incas, homens andinos e muito mais.

 

As magníficas obras foram esculpidas em pedra local, pelo artista cusco Michael de Titán Monteagudo Mejía em uma área privada, não é um sítio arqueológico nem pertence ao município de Cusco.

 

Machu Picchu - Peru

Machu Picchu

Machu Picchu está localizado no topo de uma montanha da Cordilheira dos Andes do Peru, a uma distância de 75 km de Cusco, porém, apesar de a distância não ser muito grande, por existirem muitas curvas entre as montanhas, o caminho é um pouco demorado.

 

A região onde está localizado é conhecida como Vale Sagrado dos Incas ou Vale do Rio Urubamba, onde estão outras cidades menores como Ollantaytambo e Urubamba. Estas cidades, são pontos de partida até Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Aguas Calientes, vilarejo onde está localizada a montanha sagrada.

 

O Santuário Histórico fica a 2.400 km de altitude, entre duas montanhas ainda mais altas, chamadas Machu Picchu (homônima) e Huayna Picchu. O rio Urubamba corre em volta da cidade, que é formada por antigas construções pré-colombianas.

 

Partindo de Cusco, você irá até Aguas Calientes, ou Machu Picchu Pueblo, vilarejo onde está o sítio arqueológico. Existem várias opções para fazer esse caminho, incluindo as viagens de trem com duração aproximada de 4 horas e também por trilhas.

 

Chegando a Machu Picchu Pueblo você estará a pouco mais de 8 km de distância do Santuário Histórico. Dali você pode seguir tanto de micro-ônibus que o levará até a entrada do parque (30min) ônibus, quanto a pé.

Machu Picchu - Peru

Finalmente chegando ao tão sonhado destino, a famosa Cidade Inca estará bem na sua frente, proporcionando muitas coisas bacanas a serem exploradas na região!

 

Porém, por existirem variados caminhos e opções no Santuário, entendo ser necessário e recomendo, a presença de um guia profissional para que você tenha o melhor direcionamento nas principais partes da cidade Inca assim como, de todas as explicações e informações do lugar, pois, são incontáveis as curiosidades e mistérios envolvendo Machu Picchu.

Fiz o meu tour, mergulhei na mágica energia do local, apreciei estonteantes vistas e descobri alguns dos mistérios e curiosidades com o profissional Miguel, guia de turismo local, da agência de viagens GURU EXPLORERS e claro, super recomendo!

Acredite, durante todo o passeio o que não faltam são belos cenários para clicks de tirar o fôlego! Não perca nenhuma das oportunidades!!!

 

Montanha das Sete Cores

Também conhecida como Vinicunca, a Montanha das Sete Cores está localizada a 138 quilômetros, ao sul da cidade de Cusco, no Peru, faz parte da cordilheira dos Andes, mais precisamente da cordilheira Ausangate, a mais alta e imponente da região de Cusco.

 

A Montanha das Sete Cores está a 5.200 metros acima do nível do mar (17.060 pés) e devido à sua localização geográfica, o clima é frio. Quando visitei o local, a temperatura estava 15º negativos e nevava.
Por ser uma colina rica em minerais, seu solo adquire tonalidades diferentes como vermelho, verde, amarelo e suas variáveis.

 

Por muitos anos, essa montanha estava quase toda coberta de neve. Estima-se que em 2015 o local foi fotografado por turistas que passaram por este local para ir ao nevado Vinicunca. Desde então, graças à sua beleza própria e à popularidade que ganhou nas redes sociais, a Montanha das Sete Cores passou a receber cada vez mais turistas. Hoje é a segunda atração mais visitada depois de Machu Picchu.

 

SLDICAS
Caso você disponha de mais 3 dias para explorar a Cidade dos Incas ou explore esse destino incrível mais de uma vez, vale a pena incluir no seu roteiro os seguintes passeios:

 

 

PASSEIO LAGO TITICACA VISITANDO AS ILHAS FLUTUANTES DE UROS E ILHA TAQUILE

Fiz esse tour quando visitei o Peru pela primeira vez, em 2017 e confesso ter sido o meu predileto, pois além de toda beleza histórica, cultural e local, a experiência compartilhada com os nativos fez total diferença. Então, é claro que… Super recomendo!

 

Localizado a sudeste do Peru, na região de Puno, o Lago Titicaca está a uma altura de 3.812 metros acima do nível do mar, o que o torna o lago navegável mais alto do mundo. Da mesma forma, esse imenso corpo de água se estende por 8.372 km2, motivo pelo qual, é considerado o maior lago da América do Sul.

 

Este lago de água doce é partilhado com a Bolívia, que possui apenas 44% do seu tamanho, enquanto o Peru possui 56% do resto do lago. No entanto, a cultura dos seus habitantes permaneceu quase intacta em ambos os lados. Além disso, a região foi declarada Reserva Nacional em 1978 para preservar sua flora e fauna.

De acordo com seus antigos contos folclóricos, o Lago Titicaca foi a origem do império Tahuantinsuyo, pois foi lá que o Deus Sol, Inti, criou os primeiros Incas, que então iniciaram a busca pela “terra prometida”.

 

A expressão cultural no Lago Titicaca é a mais distinta de todo o Peru, devido à conservação dos seus costumes ancestrais. A maioria de seus habitantes fala as antigas línguas quíchua, aimará e uru.

 

Acredite, as Ilhas Flutuantes de Uros são um conjunto de mais de 100 ilhas “ARTIFICIAIS”, construídas inteiramente com uma planta aquática encontrada nas margens do lago, chamada cana-de-junco. Estas ilhas abrigam a comunidade Uro, uma civilização que, segundo os historiadores, remonta às regiões mais antigas de Collasuyo.

Lago Titicaca - Peru

As Ilhas Flutuantes dos Uros tornaram-se muito populares entre os turistas, pois, além de conhecer a cultura e os costumes de seus habitantes, há uma “aula exposição” onde aprendemos como eles conseguem manter e principalmente a construir essas ilhas flutuantes.

 

Nesse mesmo tour, pude conhecer a Ilha Taquile

Esta ilha tem uma área de 5,72 quilômetros quadrados e é famosa por ser o maior produtor de têxteis de alta qualidade de todo o Peru, uma tradição que se mantém há gerações. A Ilha Taquile tem uma população de 2.200 habitantes e é a segunda maior ilha do lago.

 

Embora não existam hotéis ou pousadas neste local, algumas famílias oferecem suas casas como hospedagem, o que torna a experiência no lago muito mais agradável e íntima.

 

Um pouco da história e cultura da Ilha Taquile

Muito antes de os espanhóis conquistarem o Peru, a ilha Taquile já era habitada e era uma das principais colônias Inca no lago, por isso também é conhecida como Intika. A ilha está situada acima dos 3.950 metros acima do nível do mar e o ponto mais alto da área alcança os 4.050 metros de altitude.

 

Existem 5 ruínas arqueológicas na ilha, todas espalhadas pela região. Quando os espanhóis chegaram a estas terras, impuseram suas crenças e costumes aos ilhados, banindo qualquer tradição nativa e forçando-os a vestir roupas de camponeses, que mais tarde foram alteradas de acordo com a expressão andina.

 

Os moradores de Taquile comandaram sua sociedade baseado no código moral Inca “Ama sua, ama llulla, ama quella”, que significa “não roube, não minta, não seja preguiçoso”. A economia da ilha é quase toda advinda do turismo, embora a agricultura e a pesca sejam parte dos bens da comunidade.

 

O povo taquile é conhecido por seus tecidos tradicionais, onde homens são encarregados de tricotar e as mulheres fazem e tecem os fios. A fina arte têxtil taquile foi reconhecida como uma Obra-prima do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela UNESCO.

 

Pode não parecer, mas a vida em Taquile é muito simples e oferece a configuração perfeita para aqueles que estão buscando relaxar e se desconectar do mundo.

 

 

Vale SAgrado dos Incas - Peru

VALE  SAGRADO DOS INCAS

O Vale Sagrado dos Incas está localizado ao norte da Cidade Imperial de Cusco e se estende ao longo de Vilcanota e do rio Urubamba. Este lindo vale possui uma natureza exuberante, paisagens fascinantes e antigas ruínas Inca que funcionavam como centros cerimoniais, administrativos e militares.

 

Esta cultura renomada acreditava que o Vale Urubamba se assemelhava à Via Láctea. No entanto, a fertilidade destas terras foi o ponto relevante para que esta civilização se estabelecesse na região. Além disso, o local também foi escolhido por sua posição geográfica e pela qualidade do clima, que providenciaram ótimos benefícios para a agricultura.

Diversas são as opções de passeios no Vale Sagrado dos Incas, dentre eles, se destacam e recomendo:

PISAC

A cidade de Pisac está localizada a 30 quilômetros da cidade de Cusco, em uma altitude de 2.972 metros acima do nível do mar. Esta pequena cidade é lar de uma das ruínas Inca dentro da região e de um dos mercados locais mais diversos do Peru.
Já o Sítio Arqueológico de Pisac, localizado a 3.300 metros acima do nível do mar, oferece vistas incríveis de seus arredores e do Vale Sagrado.

 

OLLANTAYTAMBO

Localizada a 70 quilômetros de Cusco, possui uma altitude de 2.791 acima do nível do mar. A pequena cidade de Ollantaytambo é um dos exemplos perfeitos do urbanismo Inca. Suas ruas de paralelepípedo te deixarão encantado, assim como o sistema de drenagem aberto e um dos maiores centros cerimoniais da área.
No que refere ao Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, localizado no coração da cidade, funcionou como uma fortaleza cerimonial com terraços para exploração agrícola e experimentos, assim como ocorria em Moray. O sítio arqueológico é reconhecido como o único lugar que derrotou o exército espanhol durante a colonização.

 

CHINCHERO

Esta antiga cidade oferece um contraste singular entre o mundo colonial e Inca. Chinchero está localizado a 30 quilômetros de Cusco e está situado em uma altitude de 3.754 metros acima do nível do mar. Seus habitantes têm mantido seus antigos costumes vivos desde os tempos Inca e muitos deles ainda falam quéchua como sua primeira língua.

 

No tocante ao Sítio Arqueológico de Chinchero, este foi a residência designada para Tupac Yupanqui. Aqui, ele ordenou a construção de belos palácios, embora mais tarde este local tenha sido incendiado por Manco Inca para ajudar o povo a escapar, durante o período de colonização, para as terras escondidas na selva.

 

SALINERAS DE MARAS

O local é composto por um grupo de cerca de 3.000 minas de sal, que têm sido usadas desde os tempos Inca. Está localizado na região de Maras, a 40 quilômetros de Cusco. As Salinas de Maras são administradas somente por famílias locais, cada uma delas possui até 5 poços, fazendo desta uma tradição passada por gerações.

 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE MORAY

Moray é outro exemplo perfeito da engenharia Inca. Este sítio arqueológico possui vários terraços circulares usados como um centro laboratorial de exploração agrícola. Cada setor possui seu canal de irrigação que garante o abastecimento de água de todo o cultivo. Acredita-se que cerca de 250 espécies de plantas foram cultivadas neste local.

 

Onde se hospedar em Cusco

Posada Del Viajero
Como fiz meus passeios no entorno da cidade e em bate e volta, optei por hospedagem única e bem localizada no centro de Cusco, facilitando, destarte, meu acesso a todos os destinos.

 

Escolhi a Posada Del Viajero, localizada a 300 metros da catedral de Cusco, há 15 minutos de carro do Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete e a 500 metros da área comercial e financeira na Avenida El Sol, a La Posada del Viajero oferece acomodações em Cusco.

 

O Wi-Fi é gratuito, os quartos da La Posada del Viajero dispõem de TV, banheiro privativo, roupa de cama e banho, além de um buffet de café da manhã é oferecido gratuita e diariamente.

 

A localização e o custo-benefício são destaques nessa opção de hospedagem em Cusco.
Endereço: Santa Catalina Ancha 366, Centro de Cusco, 084 Cusco, Peru

 

Chip de Celular em Cusco

Use seu celular à vontade em Cusco com AmericaChip.

 

Poder usar seu celular em Cusco ou em qualquer outro lugar do mundo além de ser ótimo, é muito útil. Conectado, você usa os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, acessa aplicativos de cupons de desconto, aluga carro, usa o GPS, pesquisa endereços e horários dos lugares, consulta a previsão do tempo, fica conectado com todo mundo através de aplicativos e, lógico, posta suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais.

 

Contrate AQUI o seu AmericaChip com desconto, utilizando o cupom SLDESCONTOS.

 

 

Agora me conta aí nos comentários: Preparado(a) para fazer aquela viagem para a Cidade dos Incas? Se sim, é só escolher a época do ano de acordo com o tipo de viagem que você pretende fazer, arrumar a mala e partiu.

 

Ah… Não esqueça de que na capital peruana, tem incontáveis atrativos que com toda a certeza complementarão sua passagem pela Cidade dos Incas e que você irá adorar! Confira AQUI

 

Quer acompanhar as minhas viagens em tempo real e saber de todas as dicas? Me segue no @sandra.lucia.viagens

 

 

AN