Blog Sandra Lucia Viagens

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lima: Como não se encantar! Guia completo para conhecer a capital do Peru

Parque del Amor - Lima

Já conhece o Peru?

Neste post vou dar motivos de sobra para que você escolha o Peru como destino para sua próxima viagem internacional.

 

Tenho certeza de que ao ouvir falar em Peru, logo Machu Picchu vem a sua mente, porém nesse post te darei motivos mais que suficientes para reservar pelo menos dois ou três dias para encantar-se com a capital peruana!

 

Localização

Localizado na América do Sul e fazendo fronteira com vários países, incluindo Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile, o Peru é um país bastante diversificado, conhecido por sua rica herança cultural, paisagens deslumbrantes e história fascinante.

 

Estrategicamente posicionado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, proporciona uma variedade de climas e ecossistemas, desde as terras altas e frias dos Andes até as planícies quentes da Amazônia e as belas praias tropicais.

 

Acredite, toda essa diversidade geográfica é apenas uma das razões pelas quais o Peru é um destino mais que propício aos amantes da natureza e de aventura.

Aeroporto Internacional de Lima

Como chegar ao Peru

A maneira mais rápida e direta de chegar ao Peru a partir do Brasil é voando. Muitas companhias aéreas oferecem voos diretos de cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para Lima, a capital peruana.

 

Você também tem a opção de viajar do Brasil para Cusco, porém, não há voos diretos, sendo necessário, fazer uma conexão em Lima para chegar ao destino final.

 

Quando ir ao Peru

A melhor época para viajar para o Peru pode variar de acordo com suas preferências e os lugares específicos que você deseja visitar.

 

Entendendo melhor a lógica das estações do país, posso dizer que o Peru está dividido em duas zonas climáticas.

 

No litoral, o clima é mais quente entre os meses de dezembro a março. No altiplano, na região da Cordilheira dos Andes, chove mais entre dezembro e março e de abril a dezembro, o clima é mais seco e os dias mais ensolarados.

 

Já estive no Peru nos meses de outubro e junho e afirmo que para programar sua viagem sem erros, esteja atento principalmente, para as cidades que você quer conhecer.

 

Se conhecer Lima, a capital peruana está no seu roteiro, saiba que uma característica do clima de Lima é que nunca chove, a temperatura varia pouco durante o ano e nunca faz calor ou frio extremo.

 

Logo, a melhor época para visitar a capital peruana é entre os meses de abril a outubro, quando os dias são mais ensolarados e livres da névoa fria que cobre a cidade no resto do ano.

 

VISTO para entrar no país

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

 

Documentos necessários

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

 

Moeda peruana

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

 

Vacinas necessárias

Oficialmente, não há requisitos de saúde para entrar no Peru, ou seja, não há vacinas obrigatórias, porém a vacina contra febre amarela é recomendada.

 

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia, pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

 

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

 

No site Seguros Promo,você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos valores dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo-benefício para sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com 15% de desconto, utilizando o cupom SLDESCONTOS

 

Centro Histórico de Lima

6 Motivos para conhecer o Peru

Se ainda não te convenci, aqui vão 6 motivos para você se animar a conhecer e se apaixonar por esse bucólico destino!

 

1- Culinária
Um dos países com a maior variedade culinária do mundo, o Peru, por conta de sua geografia diversificada, produz uma infinidade de produtos agrícolas, o que reflete diretamente na quantidade de pratos lá existentes.

 

E como sempre pode ficar melhor, na culinária Peruana, de acordo ao costume local, todo prato deve ser servido em porções bem generosas.

 

2- Destino para todas as idades
O Peru apresenta opções para todas as idades e também é ideal para viagens em família, com crianças pequenas, adolescentes, inclusive para lua de mel.

 

3- Aventura extrema

O país tem muito a oferecer e algumas atrações são perfeitas para os amantes da aventura. Desde selvas, desertos, rios caudalosos e muitas montanhas, Sem contar os picos nevados, afinal grande parte da Cordilheira dos Andes se encontra no Peru.

 

4- Arqueologia

O território peruano abriga os restos de várias civilizações antigas absolutamente complexas e avançadas, coisas que não temos no Brasil. Esta é uma grande oportunidade para conhecer lugares incríveis, sem ser por vídeos ou fotos, tocar e aprender, desbravando o legado de inúmeras e fantásticas culturas.

 

5- História

Destino com mais de cinco mil anos de história e arqueologia. Por lá, há muito o que aprender. É essencial que o homem conheça o passado, para assim garantir um futuro melhor, mais digno e mais justo para seus descendentes. A história peruana fascina e merece ser explorada e descoberta.

 

6- Maravilha do Mundo

O Peru abriga uma das mais singulares maravilhas do mundo moderno, nada mais nada menos que Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas. Ter o privilégio de conhecer pessoalmente este lugar é uma experiência única, inesquecível, algo para a vida toda.

 

Quantos dias são suficientes para conhecer Lima

Fiquei 3 dias inteiros em Lima. Foi tempo suficiente para visitar os principais atrativos turísticos da capital peruana com tranquilidade.

 

Lima mistura modernidade com muita história e a cidade é considerada a capital da gastronomia na América Latina.

 

Considerada a cidade mais diversa no Peru, Lima tem seu Centro Histórico declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1991.

 

Acredite, a também chamada Cidade dos Reis possui cerca de 50 sítios arqueológicos dentro de sua área urbana e arredores, logo não faltam opções para bucólicos passeios.

 

O que fazer em Lima em 3 dias

Dia 1
Sobrevoo de parapente por Miraflores

 

Dia 2
Parque del Amor
Miraflores
Huaca Pucllana
Centro Histórico
Plaza de Armas
Catedral de Lima
Palácio Presidencial
Convento de San Francisco
Parque da Reserva
Circuito Mágico das Águas

 

Dia 3
Huacachina
Paracas

 

SLDICAS
Programe sua viagem com antecedência lembrando que os dois principais meses são junho e julho, principalmente junho, devido a famosa festa Inti Raymi, que acontece todo dia 24 deste mês e lota as ruas da cidade de Cusco para celebrar o Deus Sol, a principal divindade inca.

 

Miraflores

Miraflores é o bairro onde 99% dos turistas se hospedam em Lima. Passear por lá é uma das coisas mais populares na lista de ‘O que fazer em Lima’.

 

É o bairro com maior infraestrutura para receber esse público, com muitos hotéis, hostels, lojas e incontáveis restaurantes. Lembre-se, as facilidades que a localização oferece faz total diferença na escolha da hospedagem.

 

O mais interessante do bairro é o ‘malecón’, ou o calçadão de Miraflores, de frente para o Oceano Pacífico. É muito curioso ver que como a cidade de Lima fica no topo de uma falésia, o ‘malecón’ principal fica em cima, e não na parte de baixo, pertinho do mar.

 

Caminhar por ali é uma delícia. São vários parques urbanos, inclusive e principalmente o emblemático Parque do Amor. Ciclovia, vôo de parapente, pista de corrida, espaços para brincar com crianças e animais, e uma vista incrível do Pacífico são atrativos que você encontra no ‘malecón’.

 

Para terminar, o moderno Shopping Larcomar, com sua diversificada praça de alimentação, boas lojas e uma varanda de tirar o fôlego, bem em frente ao Pacífico, é um dos lugares que não pode ficar fora do seu roteiro em Lima.

 

Parque del Amor - Lima Parque del Amor - Lima

Parque del Amor

Localizado no charmoso bairro de Miraflores, o Parque del Amor é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. O local fica situado em frente ao mar e bem próximo do shopping Larcomar, sendo possível ir de um ponto ao outro caminhando.

 

Sem dúvidas, um dos maiores atrativos do Parque del Amor é a sua escultura de 12 metros de altura, situada na parte central do parque, e que leva o nome de “El Beso“.

 

Reserve um tempinho para ler as várias frases românticas de poetas locais, que foram desenhadas com ladrilhos nas muretas e bancos do local.

 

SLDICAS
Deixe a parte da tarde para conhecer o parque e espere até o pôr do sol, sendo uma das vistas mais lindas de toda cidade.

 

Huaca Pucllana

Não deixe de visitar as ruínas de Huacla Pucllana. O sítio arqueológico fica localizado no bairro de Miraflores. Com centros cerimoniais da cultura peruana, a construção tem forma de pirâmide, com 25 metros de altura e feita de adobe.

 

Centro Histórico de Lima Centro Histórico de Lima

Centro Histórico de Lima Centro Histórico de LimaCentro Histórico de Lima

Centro Histórico

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991, o Centro Histórico de Lima é uma parte importante da cidade. No local, podemos conhecer a herança do tempo em que o Peru foi colônia, como também do período do vice-reinado.

 

Se você está iniciando o planejamento da sua viagem e está se perguntando “o que fazer no Peru”, saiba que ao visitar Lima o Centro Histórico não pode faltar no roteiro!

 

Confira, abaixo, os pontos turísticos a visitar nesta área.

 

Plaza de Armas - Lima

Plaza de Armas

Na Plaza Mayor ou Plaza de Armas, no Centro Histórico de Lima, é o local onde nasce a cidade. No entorno da Plaza Mayor fica uma série de pontos turísticos importantes para a história da cidade. O bom é que dá para fazer tudo a pé e, por isso, ter uma visão geral do que deve ser visitado.

 

Catedral de Lima

Catedral de Lima

A Catedral de Lima é outro símbolo importante da cidade é a maior igreja do Peru e sede da Igreja Católica no país. Sua arquitetura, um mix dos estilos gótico e neoclássico, é marcante e exemplar de uma época histórica do país.

 

Ademais, na Catedral de Lima está o corpo de Francisco Pizarro González, espanhol que é conhecido como o “conquistador do Peru” e fundador de Lima.

 

Palácio Presidencial

O Palácio do Governo do Peru, também conhecido como Casa de Pizarro, em frente à Plaza Mayor, é a residência oficial do presidente do Peru e sede do Poder Executivo do país.

 

O edifício, antiga residência de Pizarro, foi construído em 1535 e após um incêndio em 1926, reconstruído e inaugurado em 1938 no estilo que conhecemos hoje, com sua fachada em estilo neobarroco.

 

Dentro do palácio, aberto à visitação mediante agendamento prévio, você pode conhecer seus belos salões cerimoniais. Um exemplo é o Salão Dourado, com sua construção inspirada na decoração do Palácio de Versalhes: portas e pilastras esculpidas em arabescos, pinturas históricas e lustres luxuosos que chamam a atenção para o teto em arco coberto por adornos dourados.

 

Dentro do Palácio do Governo também estão o Salão Tupac Amar, com as Quatro Estações do escultor espanhol Ramón Mateu Montesinos, o Salão Jorge Basadre, onde estão expostas as carruagens usadas para levar os presidentes às cerimonias oficiais, os Salões Mariano Santos Mateos e da Paz, além da Residência Presidencial.

 

Convento de San Francisco e Catacumbas de Lima

Acredite, o Convento de São Francisco, que foi fundado no século XVI é muito importante em Lima, em seu interior é possível encontrar itens únicos daquela época, como azulejos sevilhanos em suas mais diversas salas, assim como as famosas Catacumbas.

 

O tour inicia na entrada da igreja de San Francisco de Assis, com seu estilo barroco de Lima e um amarelo monumental. A entrada para as catacumbas de Lima é feita a partir da sala do porteiro, apreciando os elementos artísticos que dão vida ao interior do lugar, no qual se destacam os azulejos do piso, pinturas e esculturas de santos.

 

A história e origem dos elementos arquitetônicos e religiosos, o trabalho regular dos frades franciscanos e as salas dentro do Convento de São Francisco é sempre muito bem contada pelos experientes guias locais.

 

Visita às catacumbas

O passeio pelas catacumbas de Lima é totalmente subterrâneo e dura aproximadamente 30 minutos. Admire as abóbadas construídas com tijolo, cal e pedra, enquanto na parte inferior você pode ver como os corpos eram dispostos para melhor distribuição.

 

Estima-se que em sua época deve ter abrigado pelo menos 25.000 pessoas. É impressionante ver como alguns ossos, como crânios, tíbias, fêmures e fíbulas, estão preservados. As catacumbas de Lima se tornaram um local de natureza turística e histórica que impressiona diversos visitantes.

 

Parque de La Reserva e Circuito Mágico das Águas Parque de La Reserva e Circuito Mágico das Águas Parque de La Reserva e Circuito Mágico das Águas

Parque de La Reserva e Circuito Mágico das Águas

Minha atração predileta em Lima! Cheguei por lá no final da tarde, para conhecer o parque e admirar 13 lindas e criativas fontes de água, já com o sol se pondo.

 

O Circuito Mágico Del Agua está situado no Parque de La Reserva, localizado no centro de Lima, sendo uma das atrações mais procuradas pelos turistas na capital peruana.

 

Este parque conta com uma área fantástica, que possui cerca de oito hectares, e foi inaugurado em 1929. O nome, Parque de La Reserva, é uma homenagem aos soldados que defenderam Lima na Guerra do Pacífico. Por este motivo, você encontrará diversas esculturas espalhadas pelo parque.

 

O auge da visitação ao parque acontece na Fonte Fantasia, de terça a domingo, às 19:15 h, 20:15 h e 21:30h.
Prepare-se para assistir um espetáculo surreal com um show de ‘águas dançantes’ mesclado com imagens que contam a história do Peru.

 

Huacachina e Paracas

Localizada a 300 km de distância de Lima, Huacachina pode ser visitada em um bate e volta onde se inclui um passeio nas ilhas Balestas em Paracas. Existem várias empresas que vendem o passeio saindo de Lima de um dia ou dois. Fiz meu passeio com a Guru Explorers e recomendo.

Huacachina - Peru

 

Huacachina é um oásis no meio do deserto, um local cercado por dunas onde muitos praticam esportes de aventura e atrações esportivas com carros tubulares pelas montanhas arenosas. Além disso, oferece alternativas como vinícolas tradicionais de Vinho e Pisco e passeios com vistas espetaculares.

 

 

Paracas - Peru

Paracas é um dos destinos favoritos no Peru. Considerado por muitos como o melhor por todas as atividades que pode encontrar neste local e que pode fazer quando visitar. Além das suas extensas praias, poderá saborear a melhor gastronomia pois é um local onde se pode comer o melhor peixe do país.

 

Use seu celular à vontade em Lima com AmericaChip

Poder usar seu celular em Lima e em qualquer outro lugar do mundo além de ser ótimo, é muito útil. Conectado, você usa os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, acessa aplicativos de cupons de desconto, aluga carro, usa o GPS, pesquisa endereços e horários dos lugares, consulta a previsão do tempo, fica conectado com todo mundo através de aplicativos e, lógico, posta suas fotos da viagem ao Peru nas redes sociais.

 

SLDICAS

Usar o celular à vontade em Lima, Cusco e qualquer outro lugar do Peru ou do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem é super prático e barato.

Contrate AQUI  o seu AmericaChip com desconto, utilizando o cupom SLDESCONTOS

 

Quer acompanhar as minhas viagens em tempo real e saber de todas as dicas? Me segue no @sandra.lucia.viagens

 

Onde comer em Lima

Lima é considerada a capital latino-americana da gastronomia, a terra do premiado chef Gastón Acúrio. Logo, a expectativa é alta. Prepare-se para saborear a melhor culinária.

 

La Rosa Náutica - Lima

La Rosa Náutica

O La Rosa Nautica é um restaurante tradicional em Lima, localizado bem próximo ao shopping Larcomar, no píer que se estende pelo mar. Funciona durante o almoço e o jantar. O grande destaque dele, além dos pratos é a vista, por isso vale a dica de pedir por uma mesa na janela.

 

La Bodega de La Tratoria - Lima

La Bodega de La Tratoria

La Bodega de la Trattoria é um lugar aconchegante, próximo e acolhedor, com sotaque italiano, que tem a proposta culinária de massas, pizzas, carnes, hambúrgueres, saladas e sobremesas são acompanhadas por uma variedade de vinhos e sobremesas trabalhadas.

 

Restaurante do Hotel Costa del Sol - Paprika Restaurante Lima

Restaurante do Hotel Costa del Sol – Paprika 

No Restaurante Paprika você encontra uma seleção de deliciosos pratos peruanos que celebram especialidades locais, com preços bastante acessíveis.

 

No Costa Del Sol você encontra também, o Walak Bar com um ambiente descolado e propício para relaxar no final de um longo dia, degustando um saboroso lanche e um delicioso Pisco Sour.

 

Gorjetas em Lima

Muitos restaurantes, especialmente os mais simples, não incluem o valor da gorjeta no final da conta, mas dar uma gorjeta no Peru é algo costumeiro e apreciado, principalmente se você foi bem atendido em sua experiência no restaurante que visitou.

 

Dar 10% de gorjeta, seja em dinheiro ou no próprio cartão de crédito, é um bom valor para mostrar sua satisfação com o atendimento recebido.

 

Onde se hospedar em Lima

Hotel Costa Del Sol Lima City

Pelo conforto, segurança, serviços de qualidade e excelente localização, o Hotel Costa Del Sol é uma excelente escolha da hospedagem em Lima.

 

O @costadelsolperu com 28 anos de experiência busca estender o calor do solatrave´s de experiências significativas em vários locais do Peru.

 

Com o lema “Unindo experiências” e uma nova estratégia, a marca está empenhada em se conectar genuinamente com as pessoas, entender suas necessidades e leva-las a lugares confortáveis, com histórias únicas.

 

Endereço: Av. Salaverry 3060 Magdalena del Mar, Lima, Peru, San Isidro, 17 Lima, Peru

 

Radisson RED Miraflores

Localizado em Lima, a 1,1 km da Playa Redondo, o Radisson Red Miraflores oferece acomodações com terraço, estacionamento privativo grátis, restaurante e bar. A acomodação conta com recepção 24 horas, transfer para o aeroporto, serviço de quarto e Wi-Fi grátis em todos os ambientes.

 

Endereço: Calle Bolivar 210-230-236/Calle Alcanflores, Miraflores, Miraflores, Lima, Peru

 

Preparado(a) para fazer aquela viagem para a Cidade dos Reis? Agora é só escolher a época do ano de acordo com o tipo de viagem que você pretende fazer, arrumar a mala e partiu.

 

Caso você disponha de mais dias, que tal dar uma “esticada” e conhecer uma das mais singulares maravilhas do mundo moderno? Eu optei por seguir o roteiro clássico, que inclui Cusco e Machu Picchu.

 

Para te ajudar no planejamento, veja as informações sobre Cusco aqui no SLViagens:

O que fazer em Cusco: Conheça o essencial do Império Inca

 

 

 

AN