Congonhas (MG): Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos localizado na cidade de Congonhas do Campo é um dos quatro Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO no estado de Minas Gerais.
Considerado uma das obras-primas do barroco mundial, o Santuário foi inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes, pelo Iphan, em 1939, e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, em dezembro de 1985.
O conjunto edificado consiste em uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa monumental decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra-sabão, além de seis capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, denominadas Passos, ilustrando a Via Crucis de Jesus Cristo.
As 66 esculturas de madeira policromada em tamanho natural, abrigadas nas seis capelas que reúnem os sete grupos de Passos da Paixão de Cristo, compõem um dos mais completos grupos escultóricos de imagens sacras no mundo, sendo, esta, uma das obras-primas de Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho.
Incluí a cidade de Congonhas no roteiro da minha Road Trip pelas cidades históricas de Minas Gerais exclusivamente para conhece esse icônico Santuário.
Confesso que foi uma das minhas melhores escolhas e super recomendo a visitação a esse belíssimo Patrimônio da Humanidade em terras mineiras.
Curiosidade
Devido à ação de microrganismos, o processo de limpeza das 12 estátuas acontece desde 2005 e a cada três mês é realizado uma avaliação por meio de exames de ultrassonografia para detectar fissuras, descoloração e desintegração de partículas no corpo das esculturas.
Você já me segue no Instagram @sandra.lucia.viagens e acompanha minhas viagens e experiências em tempo real? |
Leia também aqui no SLViagens:
• O que fazer nas cidades da Serra da Mantiqueira (MG-RJ-SP) Brasil

Wanderlust sempre! Estou sempre programando e pronta para uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a próxima!