Blog Sandra Lucia Viagens

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Colonia del Sacramento: como chegar e o que fazer em 1 dia

Colonia del Sacramento é uma bucólica e muito fofa cidade do Uruguai, mas que fica mais perto de Buenos Aires que de Montevidéu.

 

Com um gracioso centro histórico tombado como Patrimônio Histórico pela Unesco, a cidade é um dos destinos mais procurados de quem viaja para o Uruguai e atrai milhares de pessoas todos os anos para ver as ruínas da cidade.

 

Ainda que você não tenha muita disponibilidade de tempo, não deixe de fazer, pelo menos um bate-volta e se encantar com as belezas dessa graciosa cidade!

 

COMO CHEGAR EM COLONIA DEL SACRAMENTO PARTINDO DE BUENOS AIRES

Partindo de Buenos Aires, você cruza o Rio da Prata em um Ferry Boat em pouco mais de uma hora.

 

Os Ferry Boats saem de Puerto Madero. Há pelo menos três empresas que fazem a travessia: SeaCat, Express e Buquebus, a mais famosa.

 

Em 2019 fui conhecer Conlonia del Sacramento em um bate e volta, partindo de Buenos Aires e realizei a travessia com a Buquebus.

 

A recomendação é comprar as passagens com antecedência diretamente peloSITE OFICIAL da Buquebus.

Tarifas em julho de 2024 – ARS 108.799 = R$ 660,30 Ida e Volta

 

Acredite, em um bate e volta, você vê as ruas de paralelepípedo do centro histórico, igrejinhas, canhões, belos casarios coloridos e muito mais.

 

Mas caso a sua opção seja por um tour particular ou uma experiência diferenciada em Colonia del Sacramento no site GetYourGuide, parceiro do SLVIAGENS, você escolhe e reserva os que mais agradar dentre os vários passeios oferecidos.
Compre AQUI com segurança e praticidade.

 

COMO CHEGAR EM COLONIA DEL SACRAMENTO PARTINDO DE MONTEVIDÉU

Existem várias maneiras para chegar até Colonia del Sacramento. No Uruguai, a mais comum é de carro. A distância entre Montevidéu e Colonia é de aproximados 180 quilômetros e você faz o trajeto em cerca de 2 horas. A estrada é boa e bem sinalizada.

 

Para alugar carro, o SLVIAGENS indica a Rentcars, parceira do Blog que reúne as maiores locadoras de carro do mundo e também as regionais do Uruguai. Você paga sem IOF e ainda parcela AQUI.

 

O QUE FAZER EM COLONIA DEL SACRAMENTO EM 1 DIA

A visita à bucólica Colonia del Sacramento inicia no portão da cidade, a PUERTA DE CAMPO e pelas ruínas das muralhas da cidade.

PORTÃO DE ENTRADA

Ao passar pela ponte levadiça e atravessar o portão de entrada do Centro Histórico você já entra na vibe de Colonia.

 

Esse portão, também é chamado portão de armas. Ele e parte da muralha foram restaurados com pedras originais na década de 1970.

 

A base do portão tem pedras um pouco diferentes, porém o muro original data da época da primeira expedição portuguesa, mais de 300 anos atrás.

No topo, tem uma réplica da pedra trazida pelo português Manuel Lobo do Rio de Janeiro. A pedra original, está no Museo del Periodo Historico Português.

 

Do lado de dentro, você pode subir por escadinhas e caminhos improvisados até a altura do muro, para ver os canhões decorativos e ir até o canto, no Bastião de São Miguel, apreciar a vista da vila histórica e do Rio da Prata.

 

PLAZA DE ARMAS

Na entrada do vilarejo histórico você encontra a praça central, chamada de Plaza de Armas. Hoje, é um espaço verde com muitas flores, crianças brincando e desfrutando do aprazível espaço.

 

Entretanto, no passado, na Plaza de Armas ocorriam os treinamentos militares. Acredite, tinha até uma forca por lá!

 

CALLE DE LOS SUSPIROS

Entre a pracinha e o Rio da Prata você encontra as ruas de pedras irregulares e seus históricos casario.

 

A Calle de los Suspiros é a mais famosa e instagramável delas. Tem algumas casas de origem espanhola, mas são as portuguesas, mais simples e antigas, com aproximados 300 anos, que fazem mais sucesso entre os turistas.

Sobre a origem do nome, o guia que acompanhou meu tour, contou que por ficar perto da zona portuária no século XIX, onde havia circulação de marinheiros, havia prostíbulos. “Os chicos que suspiravam pelas chicas oferecendo seu serviço”, explicou ele.

 

Dizem que no século XVII, a Calle de los Suspiros era a rua “das mulheres de beijo fácil”, onde os marinheiros buscavam a última diversão antes de zarpar.

 

Por isso, dado o “movimento” dentro das casas, os gemidos suspiros eram ouvidos da rua. Mas dizem também que pela rua passavam os condenados à morte, sobre os quais emanavam os “suspiros” da morte.

Além da Calle de los Suspiros, não deixe de passear e fazer lindos registros nas calles de San Pedro e de Solis que também são lindas e instagramáveis.

 

Algumas das casas são hoje restaurantes, bares e lojinhas de dulce de leche e muitas outras gostosuras.

 

SLDICAS
Pelo fato de as ruas de Colonia serem de pedras irregulares é necessário ter muito cuidado ao caminhar! Logo, opte por usar calçados confortáveis e sem salto.

 

FAROL DE COLONIA DEL SACRAMENTO

O Farol ou Faro de Colonia del Sacramento, construído em 1850, também é um ponto turístico obrigatório de parada obrigatória.

 

À época, foi um grande avanço, pois os navegadores viviam uma roleta-russa ao se aproximar de Colonia à noite, devido ao fato de a região ser repleta de pedras.

 

É possível subir ao topo para ver Colônia do alto. Ao final dos 118 degraus, a recompensa é a vista do Rio da Prata e da cidade que é bem arborizada.

 

O Uruguai está cheio de faróis, e esse tem a torre mais apertada de todos, sendo pois necessário, necessário realizar o acesso por grupos. Primeiro todo mundo sobe e, só depois que retorna, um outro grupo pode subir, para não ficarem se atravessando no caminho.

 

MUSEUS DE COLONIA DEL SACRAMENTO

O centro histórico de Colonia del Sacramento tem um roteiro bastante organizado de museus por um preço acessível.

 

Com um único ingresso de UYU 150 (menos de R$ 20), comprado no Espacio Dr. Bautista Rebuffo, tendo que ser pago em moeda local, você visita todos os espaços que couberem no seu tempo ou aparecerem no seu caminho.

 

Mas atente-se ao horário: os museus funcionam das 11:30 às 16:30 h.

 

Espacio Dr. Bautista Rebuffo

O lugar onde você compra o ingresso do roteiro é também o primeiro museu, um dos maiores da cidade. É um casarão branco com canhões na frente, e dentro tem vários espaços temáticos, desde objetos de indígenas que viveram na região antes da urbanização até fósseis de animais.

 

Tenho certeza de que você, assim como eu, irá encantar-se com a maquete que mostra como era Colonia inicialmente.

 

Vivienda Portuguesa

Ao lado esquerdo do Bautista Rebuffo, pintada de vermelho, é uma casa portuguesa do século XVIII recuperada e ambientada com decoração antiga.

 

Espacio Portugues

Messe espaço, você encontra exposto, variados objetos encontrados em escavações na casa dos governadores portugueses como louças de cerâmica e também, a pedra original do portão de entrada da vila histórica e uma mostra do arsenal de armas utilizadas ali.

 

Arquivo Histórico

O espaço conta apenas com uma peça para visitar, contendo alguns painéis contando informações históricas da vila e um quadro com o documento com que a Unesco fez de Colonia Patrimônio da Humanidade.

 

Espacio Español

É o museu mais novo da cidade e tem mais interatividade. Além de expor objetos domésticos, expor balas de canhões, falar sobre as famílias e os costumes espanhóis, brinca com os ditos populares e suas origens.

 

O espaço está localizado em um lindo casarão espanhol um pouco mais afastado, a umas cinco quadras dos demais museus.

 

Museu Do Azulejo – Museo Del Azulejo

Acredito ser este, o museu mais visitado de Colonia del Sacramento.

 

Nele você encontra um precioso acervo de mais de 3 mil peças de cerâmica decorativa, vindas principalmente da França, mas também de lugares como Catalunha, Valência, Nápoles e encontra ainda, os azulejos locais.

 

O museu funciona em uma casa portuguesa erguida há séculos e que ainda conserva partes originais do piso e das paredes.

 

CENTRO HISTÓRICO – BARRIO HISTORICO – CASCO VIEJO

Sem dúvidas essa é a parte mais admirada, fotografada e conhecida de Colonia del Sacramento.

Como não se encantar com o belíssimo conjunto de ruas preservadas do centro da cidade, onde as arquiteturas espanhola e portuguesa disputam espaço e olhares de admiração!

 

CENTRO CULTURAL BASTIÓN DEL CARMEN

O Bastión del Carmen, erguido em 1880 para a defesa da cidade está entre os principais edifícios históricos de Colonia del Sacramento.

 

Acredite, o lugar já foi fábrica de sabão e curtume, mas depois de adquirido pelo Ministério da Educação do Uruguai se tornou um centro cultural.

 

O Centro Cultural Bastión del Carmen tem instalações artísticas e exposições gratuitas, mas o próprio edifício, com sua enorme chaminé e vista privilegiada para o Rio da Prata, já faz valer a visita.

 

PORTO DE IATES – PUERTO DE YATES

A poucos passos do Centro Histórico, também se faz necessária uma visita ao bucólico Puerto de Yates, onde os barquinhos tremulam no ritmo das águas aparentemente calmas do Rio da Prata.

 

Sentar em um dos banquinhos do deck, e apreciar um belo pôr-do-sol é a melhor pedida para levar para sempre em suas memórias afetivas, a melhor vista de Colonia del Sacramento.

 

AQUÁRIO DE COLONIA – ACUARIO DE LA COLONIA DEL SACRAMENTO

Por corredores que simulam uma caverna, estão aquários com espécies tiradas de rios da região, como: tararira, boga e palometa.

 

BODEGAS DE VINHO

Os vinhos do Uruguai ainda não estão no mesmo nível que os argentinos e chilenos, mas já estão ganhando alguns prêmios e conquistando o paladar dos especialistas. Se quiser comprovar e ainda conhecer vinhedos e processos de fabricação, existem duas vinícolas em Colonia del Sacramento que oferecem visitas guiadas aos turistas.

 

Bodega Turistica Bernardi: Ruta 1, km 171,5, Laguna de Los Patos, Colonia.

Quando visitei a entrada era gratuita e podendo ser realizada de segunda a domingo. Mas recomendo dar uma conferida no site oficial da vinícola e consultar tudo direitinho.

 

Viñedos y bodega Los Cerros de San Juan:  Ruta 21 Km 213,5.

Além da visita com degustação, também oferece uma legítima picada uruguaia ou um assado. Ou seja: mesa de petiscos frios ou churrasco. Mas é preciso fazer reserva.

 

SLDICAS
Não descuide da sua segurança! Como sempre falo, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia, pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

 

Acredite, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras situações adversas.

No site Seguros Promo, você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos valores dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo-benefício para sua viagem.
Contrate AQUI o seu seguro viagem com 15% de desconto, utilizando o cupom SLDESCONTOS

 

 

 

Quer acompanhar as minhas viagens em tempo real e saber de todas as dicas? Me segue no @sandra.lucia.viagens

 

 

 

 

Leia também aqui no SLViagens:
O que fazer em Cusco: Conheça as maravilhas do Império Inca.

 

 

 

AN