O que fazer em Atibaia (SP): Roteiro de 2 dias e dicas com atrações imperdíveis na Terra do Morango
Bem próximo de São Paulo, a uma distância de 70 km, Atibaia é o destino que ganhou meu coração e acredite, é uma cidade sob medida para curtir um excelente final de semana ou até mesmo um bate e volta.
Famosa por ser a maior produtora de morango e flores do Brasil, Atibaia reúne uma série de atrativos indispensáveis ao roteiro.
Roteiro de 2 dias
Dia 1
• Pedra Grande Atibaia
• Parque Edmundo Zanoni
Dia 2
• Museu de História Natural de Atibaia
• Lago do Major – Teleférico de Atibaia – Recanto Japonês – Letreiro
• Parque das Águas
• Museu Municipal João Batista Conti
• Igreja Matriz de São João Batista
• Centro Cultural André Carneiro
• Coreto da Praça do Centro Cultural
• Mercado Municipal de Atibaia
• Centro de Convenções Victor Brecheret e Museu do Olho
• Igreja Nossa Senhora do Rosário
• Santuário de Schoenstatt – Mãe Rainha
Nos meses de agosto e setembro, Atibaia realiza a Festa das Flores e Morango, que atrai visitantes em busca das belezas e sabores dos produtores da região.
Nesse bucólico destino cercado de atrações naturais, históricas e belíssimas paisagens certamente você vai amar fazer clicks baphônicos. Então, trago um presente para você.
SLDICAS
Que acha de fazer um mini ensaio fotográfico com um premiado profissional da fotografia, com excelente custo-benefício quando for passear na Cidade do Morango? Basta fazer contato com o Armando do @ensaioematibaia_junioratibaia, solicitando informações.
Leitores do Blog SLViagens podem entrar em contato com o Armando enviando uma DM no Instagram, apresentar o cupom “SLDICAS10” e garantir 10% de desconto no seu mini ensaio fotográfico.

Pedra Grande
Em Atibaia é muito comum a prática de parapentes e asa-delta tendo como ponto de decolagem, a Pedra Grande que possui uma das principais rampas naturais de voo livre do país. Você teria coragem?
A Pedra Grande, uma formação rochosa de mais de 1.400 metros, um dos principais cartões-postais da cidade também é muito procurada por trilheiros.
Parque Edmundo Zanoni
O bucólico Parque Edmundo Zanoni possui cerca de quarenta mil metros quadrados e além de belos e instagramáveis cantinhos, oferece muito contato com a natureza, pedalinhos no lago e um lindo jardim japonês.
Mas não para por aí, a pequena ilha no lago acessada por uma pequena ponte e com uma torre construída com tijolinhos é o cenário perfeito para os apaixonados por fotografia.
SLDICAS
Visitar o parque no final da tarde aproveitando para fazer um piquenique e um mini ensaio fotográfico garantindo, assim, lindas fotos da Cidade do Morango.
Museu de História Natural
Se você não dispensa incluir no roteiro atividades de cultura e história, no Museu de História Natural, que tem entrada gratuita, você vai conhecer mais sobre a fauna da região e de outras áreas do Brasil. Ao todo, são mais de quatro mil animais empalhados, fósseis e itens históricos que irão te surpreender.
Lago do Major
Além de pedalinho, o Lago do Major que reúne teleférico, pedalinho, pista de corrida ou caminhada, academia ao ar livre, quadras esportivas, entre outras atrações é o local ideal para você aproveitar a tarde.
Quer ver as paisagens de Atibaia por outra perspectiva? Faça o passeio no teleférico que conta com um percurso de cerca de 1 km ligando o Lago do Major à parte mais alta da cidade, proporcionando uma extensa vista do Balneário Municipal, Centro de Convenções, Parque das Águas e Jardim Japonês, entre outros panoramas.
SLDICAS
Ao final do passeio no bucólico Lago do Major, não se esqueça de atravessar a rua e fazer aquele click baphônico no letreiro da cidade.
Parque das Águas
O Parque das Águas que é cercado por uma área arborizada é o ponto de partida para o passeio de teleférico. Por lá fica também o Centro de Convenções Victor Brecheret, onde acontecem shows e espetáculos variados, além de abrigar o Museu do Olho Latino, com exposições itinerantes.
Museu Municipal João Batista Conti
Localizado no centro da cidade e com entrada gratuita, o Museu João Batista Conti que é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, possui um acervo do período colonial do século XIX e diz muito sobre as tradições da época. É um destino ideal para quem quer conhecer mais sobre a história de Atibaia e as transformações do país, assim como a sua cultura.
Igreja Matriz de São João Batista
Localizada no centro, a Igreja Matriz de São João Batista abriga belas imagens sacras e é uma das atrações históricas mais conhecidas da cidade. Construída em 1665, a igreja passou por diversas mudanças arquitetônicas ao longo da história e não pode ficar fora do seu roteiro.
Centro Cultural André Carneiro
O Centro Cultural André Carneiro é um importante espaço destinado a exposições artísticas e culturais. O local, que fica em frente à Praça da Matriz, em Atibaia.
O local expõe parte da produção artística de André Carneiro que é o autor de ficção científica brasileira com maior destaque internacional. É considerado o melhor autor e referência de literatura fantástica na América Latina. Autor de textos sofisticados e perturbadores, de abordagens raras e estilo sempre inovador.
André Carneiro é o autor de ficção científica brasileira com maior destaque internacional. É considerado o melhor autor e referência de literatura fantástica na América Latina. Autor de textos sofisticados e perturbadores, de abordagens raras e estilo sempre inovador.
Seu conto mais conhecido no exterior é “A Escuridão”, onde gradativamente o planeta inteiro é tomado por uma cegueira coletiva, tema que foi também explorado muitos anos depois pelo escritor português José Saramago, em seu “Ensaio sobre a cegueira”.
SLDICAS
Ao final da visitação ao Centro Cultural não se esqueça de fazer aquele click baphônico no coreto da praça.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII, conta muito sobre a história de Atibaia. Com arquitetura única, ela é considerada uma das mais belas da região encantando a todos que a visitam, com lindos vitrais e pinturas religiosas.
Santuário de Schoenstatt
O Santuário de Schoenstatt é um espaço de paz cercado por belezas naturais onde com certeza você sentirá suas energias renovadas. Além de uma bela capelinha, o espaço conta com áreas de alimentação, pequenas lojinhas e estacionamento.
Espero que esse post tenha manifestado em você a vontade de conhecer Atibaia, que sua viagem seja tão incrível como foi a minha e que seu mini ensaio fotográfico seja tão baphônico como os dois que já fiz com o @ensaioematibaia_junioratibaia
Gosta das minhas dicas e ainda não me segue no Instagram? Clica aqui @sandra.lucia.viagens e me segue para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real. |
Leia também aqui no SLViagens:
• O que fazer em Campinas (SP): Roteiro de 3 dias e passeios perto de São Paulo.

Wanderlust sempre! Estou sempre programando e pronta para uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a próxima!